O Ingenuity Mars Helicopter da NASA fez a foto acima, capturando sua própria sombra, enquanto pairava sobre a superfície marciana em 19 de abril de 2021, durante a primeira instância de voo controlado e motorizado em outro planeta. Ele usou sua câmera de navegação, que rastreia o solo de forma autônoma durante o voo.

O Ingenuity Mars Helicopter foi construído pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory), que também gerencia este projeto de demonstração de tecnologia para a sede da NASA. É apoiado pela Diretoria de Missão Científica da NASA, Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica e Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial. O Centro de Pesquisa Ames e o Centro de Pesquisa Langley da NASA forneceram análise de desempenho de voo significativa e assistência técnica durante o desenvolvimento do Ingenuity.

Um dos principais objetivos da missão Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), enviará espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.

O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.

FONTE: NASA

wpDiscuz