Caça F-15C dos EUA acerta alvo aéreo a uma distância recorde na história da USAF
Um caça F-15C da Força Aérea dos Estados Unidos realizou o “kill” mais distante já registrado em um teste recente. O caça acertou um drone alvo BQ-167 em março, ao largo da Base Aérea de Tyndall, na Flórida.
O F-15C disparou um míssil ar-ar avançado de médio alcance AIM-120 (AMRAAM) contra um drone alvo BQ-167 e marcou um “kill” da distância mais longa já registrada durante o teste na Base Aérea de Tyndall na Flórida em março , disse a 53ª Ala em um comunicado.
A Ala não disse exatamente qual era a distância, já que essa informação poderia ser valiosa para os adversários, especialmente dados os esforços contínuos dos rivais dos EUA para desenvolver mísseis ar-ar de longo alcance para aumentar o distanciamento no combate ar-ar.
A arma que foi disparada durante os testes no mês passado foi um AIM-120D, a versão mais recente de um míssil ar-ar para todos os climas, além do alcance visual, que entrou em serviço no início de 1990.
Não está claro se a arma ou aeronave envolvida no teste foi modificada de alguma forma.
A USAF planeja, eventualmente, substituir o AMRAAM pelo AIM-260 Joint Advanced Tactical Missile, um míssil ar-ar de longo alcance que deve ser capaz de competir melhor com alguns dos sistemas desenvolvidos por rivais dos EUA, como como míssil PL-15 da China.
O alcance divulgado do AIM-120D é de mais de 160km (> 86 milhas náuticas), mas nos combates aéreos mais recentes onde o míssil foi usado na Síria, os kills foram obtidos a distâncias bem menores, como pode ser visto na seguinte tabela: