Bundeswehr diz adeus ao Bell UH-1D ‘Huey’
Por mais de 50 anos, o “Huey” estava sempre lá quando era necessário. Mas agora o helicóptero Bell UH-1D foi finalmente substituído pelo Airbus H145.
Na presença da Ministra da Defesa alemã Annegret Kramp-Karrenbauer, o último dos três helicópteros SAR deixou o serviço em Holzdorf em 12 de abril.
Por meio século, o som característico do helicóptero de resgate Bell UH-1D da Bundeswehr (Defesa Federal), carinhosamente conhecido como “batedor de tapete”, podia ser ouvido no céu.
A partir de 1968, a Bundeswehr adquiriu gradualmente 340 UH-1Ds. As máquinas foram utilizadas para transportar pessoas, para combater incêndios florestais e inundações, bem como para serviços de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue).
Operado há anos pela Força Aérea, esta missão vem sendo executada pelo Exército Alemão desde 2013. Devido à pandemia do coronavírus, o último UH-1D só foi substituído na segunda-feira em uma cerimônia curta e com poucas pessoas.
O H145 LUH SAR foi escolhido como sucessor do “Huey” em dezembro de 2018 e a entrega do primeiro helicóptero ocorreu um ano depois.
Nesse ínterim, todas as sete máquinas encomendadas foram entregues ao Exército e o treinamento de todos os 51 pilotos foi concluído antes do Natal de 2020.
FOTOS: Bundeswehr / Peter Straub