O sistema de guerra eletrônica do caça KF-X
A empresa de defesa sul-coreana LIG Nex1 desenvolveu um sistema de autoproteção de guerra eletrônica (EW) para integração com a aeronave de caça Korean Fighter eXperimental (KF-X) que está sendo desenvolvida para a Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF).
Funcionários da empresa disseram ao Jane’s que um protótipo do sistema foi entregue ao fabricante de aeronaves Korea Aerospace Industries (KAI) no segundo semestre de 2020 para equipar os protótipos KF-X atualmente sendo montados na sede da KAI em Sacheon, província de Gyeongsang do Sul. O primeiro protótipo deve ser lançado formalmente em abril.
A KAI espera concluir a construção do segundo e terceiro protótipos do KF-X este ano e terminar a montagem das três aeronaves restantes no primeiro semestre de 2022. O quarto e o sexto protótipos devem ser variantes de dois assentos.
Os funcionários disseram que o pacote de EW interno, que foi desenvolvido sob um contrato de KRW114,5 bilhões (US$ 101 milhões) assinado no final de outubro de 2016, deve entrar em produção em série após uma série de testes e avaliações.
Em seu site, a LIG Nex1 descreveu o sistema, ao qual se referiu simplesmente como “KFX EW Suite”, como um “jammer de autoproteção EW” que é projetado para detectar, analisar e bloquear sinais de radares inimigos e/ou mísseis atacantes.
A suíte também será integrada com contramedidas e iscas no KF-X, incluindo chaffs e flares.
FONTE: Jane’s