O novo caça F-15EX da USAF recebe o nome de Eagle II
A mais nova variante do F-15EX da Força Aérea dos EUA (USAF) será chamada de Eagle II, o serviço anunciado quarta-feira.
A designação oficial foi anunciada durante uma cerimônia de lançamento e nomeação na Base Aérea de Eglin, Flórida.
No total, a USAF planeja comprar pelo menos 144 caças F-15EX para substituir a frota de F-15C/D, que está com idade média de 37 anos e começando a apresentar desgaste estrutural.
A totalidade da frota F-15C/D da Guarda Aérea Nacional será substituída por F-15EX ou F-35A.
O F-15EX inclui uma série de atualizações quando comparado aos modelos F-15C Eagle e F-15E Strike Eagle mais antigos, incluindo o sistema de guerra eletrônica Eagle Passive/Active Warning and Survivability System, um cockpit digital, o mais avançado computador de missão ADCP-II da Honeywell e controles de voo fly-by-wire.
O mais importante é o backbone de arquitetura aberta da aeronave, o que permitirá que a Força atualize rapidamente a aeronave e adicione novos recursos, disse o Ten Gen. Duke Richardson, principal oficial de aquisição da USAF.
Como muitos dos novos sistemas do modelo EX já estavam em produção para clientes do F-15, como Qatar ou Arábia Saudita, a Força Aérea foi capaz de pular um longo período de desenvolvimento. No final das contas, o programa passou da concessão do contrato para a entrega da primeira aeronave em cerca de nove meses, de acordo com Richardson.
FONTE: Defense News