De acordo com o CEO da Korea Aerospace Industries, Hyun-Ho Ahn, a KAI realizará um evento de lançamento do jato stealth de última geração na segunda semana deste mês. A partir de 2028, a KAI iniciará a exportação da aeronave KF-X com base em sua competitividade de preço.

“São necessários cerca de 100 bilhões de won a 200 bilhões de won (US$ 89,4 a 178,9 milhões) para adquirir um caça a jato F-35. A Lockheed Martin pretende reduzir o preço para US$ 80 milhões por unidade, mas os custos de manutenção são tão altos que até mesmo os EUA estão considerando desenvolver novos caças de geração 4.5 ou atualizar os caças existentes”, disse Ryu Kwang-su, chefe da divisão do programa de aeronaves.

“A KAI pretende definir o preço do caça KF-X em US$ 65 milhões com custos de manutenção minimizados. Nossa análise diz que essa faixa de preço oferecerá ao KF-X uma vantagem competitiva no mercado de exportação global.”

Antes do lançamento de seu jato de combate KF-X de próxima geração, a principal bolsa da Coreia onde a KAI é listada apresentou estratégias em uma coletiva de imprensa na sexta-feira sobre como aumentará a receita dos 3 trilhões de won projetados deste ano (US$ 2,6 bilhões) para 10 trilhões de won em 2030.

Acima de tudo, a KAI expressou a determinação de reacender as exportações de aeronaves este ano, que haviam sofrido um grande golpe com o surto do coronavírus.

“No ano passado, a KAI estava perto de exportar três helicópteros Surion para a Indonésia, mas o negócio foi cancelado devido à COVID-19. Além disso, a KAI estava em uma situação favorável para exportar helicópteros Surion e aeronaves de treinamento básico KT-1 para as Filipinas, mas o país cortou o orçamento de defesa em meio à pandemia”, disse Ahn.

“Este ano, esperamos exportar dois jatos de treinamento avançado FA-50 para a Tailândia. Além disso, estamos concentrando nossos esforços para exportar jatos FA-50 para a Colômbia e a Malásia.”

A pandemia também quase paralisou o aguardado projeto KF-X da empresa.

KAI KF-X
O KAI KF-X é um programa conjunto de desenvolvimento de aeronaves de caça multirole da Coreia do Sul e da Indonésia com o objetivo de produzir um caça multirole avançado para as forças aéreas sul-coreanas e indonésias.

A estrutura é mais furtiva do que outros caças de 4ª geração, mas não carrega armas em um ou mais compartimentos internos, como os caças de 5ª geração.

Em 1 de março de 2021, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) anunciou que a montagem do primeiro protótipo da aeronave de caça Korean Fighter eXperimental (KF-X) está quase completa, com o fabricante Korea Aerospace Industries (KAI) definido o roll-out em abril.

Seis protótipos estão nos estágios finais de montagem na sede da Korean Aerospace Industries (KAI) em Sacheon, província de Gyeongsang. Os voos de teste serão realizados no próximo ano, depois dos testes em solo que se seguirão ao lançamento em abril.

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