O Canadá notificou a Airbus Defense & Space de que seu avião tanque multifuncional A330 (MRTT) foi qualificado para concorrer em um processo de substituição de sua frota de aeronaves A310. Uma oferta rival do Boeing KC-46 Pegasus foi rejeitada por Ottawa.

Um convite para qualificar o processo para o projeto Strategic Tanker Transport Capability (STTC) foi lançado em 12 de fevereiro. A Airbus anunciou em 1 de abril que esta atividade “identificou o A330 MRTT como capaz de atender aos requisitos do projeto”.

Um rascunho de solicitação de propostas para substituir os quatro A310 da Royal Canadian Air Force (RCAF) – chamado CC-150 Polaris em seu serviço – está previsto para o terceiro trimestre de 2021, disse a empresa. O serviço atualmente opera dois exemplares como aviões-tanque dedicados e dois na função de transporte.

“O programa STTC visa substituir a frota de aviões-tanque CC-150 Polaris da RCAF por uma aeronave multifuncional capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo operações da OTAN e NORAD, desde reabastecimento aéreo até transporte estratégico do governo do Canadá e evacuação aeromédica”, diz a Airbus.

“Esta nova aeronave irá melhorar a flexibilidade, capacidade de resposta, interoperabilidade com as nações aliadas, segurança das comunicações e autoproteção da frota atual da Força Aérea Real Canadense”, disse o governo do Canadá. Sua fase de análise para o requisito STTC foi lançada em março de 2018.

A nova frota de reabastecedores/transporte será introduzida na base aérea de Trenton em Ontário, com Ottawa esperando que a capacidade operacional inicial (IOC) seja declarada em 2028-2029, com plena capacidade operacional (FOC) a seguir em 2030-2031.

O presidente da Airbus Defense & Space Canada, Simon Jacques, observa que o A330 MRTT “está certificado para operar com a maioria dos receptores ocidentais, incluindo os atuais caças canadenses, aeronaves de transporte e missão”.

A Boeing confirma que seu candidato não será considerado para a próxima fase do projeto.

“A Boeing foi informada pelo governo do Canadá que o KC-46 não se qualificava para o projeto de Capacidade de Transporte Estratégico de Aviões-Tanque do país”, disse a empresa. “Embora desapontados com a decisão, continuaremos prontos para trazer toda a profundidade e amplitude da Boeing à nossa oferta, caso o Canadá decida reabrir o processo de licitação.”

CC-150 Polaris da frota do Canadá reabastece dois CF-18 – foto Força Aérea Real Canadense

FONTE: FlightGlobal

wpDiscuz