Uma comissão da Força Aeroespacial da Rússia foi enviada ao local para estabelecer as causas do acidente

MOSCOU, 23 de março. /TASS/. Três tripulantes morreram depois que o sistema de ejeção de um bombardeiro Tu-22 disparou repentinamente em um aeródromo perto de Kaluga, no centro da Rússia, informou o Ministério da Defesa russo na terça-feira.

“Hoje, durante os preparativos planejados de uma aeronave Tu-22M3 em solo para um voo em um aeródromo na região de Kaluga, o sistema de ejeção foi repentinamente ativado”, disse o ministério.

“Devido à altitude insuficiente para a abertura do paraquedas, três tripulantes sofreram ferimentos fatais no pouso”, disse o documento.

Uma comissão da Força Aeroespacial da Rússia foi enviada ao local “para examinar o avião tecnicamente e estabelecer as causas do acidente”, disse o ministério.

Uma fonte nos círculos de defesa da região disse à TASS na terça-feira que três militares morreram como resultado da ativação de assentos ejetores após a partida dos motores de um bombardeiro Tu-22M3.

“Os assentos ejetores foram ativados na partida dos motores. Três pessoas morreram, incluindo o comandante do regimento que estava no assento do instrutor”, disse a fonte.

Enquanto isso, uma fonte do serviço regional de saúde disse que um dos tripulantes do bombardeiro Tu-22M3 havia sobrevivido.

“Uma pessoa foi levada ao hospital da unidade médica em Shaikovka”, disse a fonte, respondendo a uma pergunta sobre os tripulantes.

O serviço de controle de operações regionais informou na terça-feira que o acidente com o bombardeiro Tu-22M3 perto de Kaluga não causou vítimas entre os residentes locais.

“Não há vítimas entre os civis”, disse o jornal.

Foi relatado anteriormente que exercícios de um esquadrão de bombardeiros Tu-22M3 ocorreram na região de Kaluga esta semana.

O Tu-22M é uma família de bombardeiros supersônicos que leva mísseis de longo alcance soviéticos e, posteriormente, russos, com asa de geometria variável. Esses aviões são projetados para atingir alvos terrestres e marítimos com mísseis supersônicos e bombas a qualquer hora do dia ou da noite e em quaisquer condições climáticas. Esses bombardeiros também podem carregar armas nucleares.

O Tu-22M3 é um dos bombardeiros básicos da Força Aeroespacial Russa, juntamente com o Tu-95MS e o Tu-160. O Tu-22 voou pela primeira vez em 1977.

Os bombardeiros Tu-22M participaram ativamente da operação da Rússia contra terroristas na Síria.

O incidente anterior envolvendo a morte de tripulantes ocorreu em 22 de janeiro de 2019, quando um bombardeiro Tu-22M3 do 40º regimento de aviação composto da Força Aeroespacial de longo alcance caiu ao fazer uma aproximação para pouso em um aeródromo em Olenegorsk na região de Murmansk. Como resultado, três tripulantes morreram enquanto um piloto sobreviveu.

TU-22M3

FONTE: TASS

wpDiscuz