Taiwan já modernizou 42 caças F-16 para o padrão F-16V
Taiwan está se preparando para colocar o caça F-16V em serviço em uma cerimônia no final deste mês. O evento terá a presidente Tsai Ing-wen como convidada de honra.
A Força Aérea de Taiwan está investindo 110 bilhões de yuans para atualizar 142 caças F-16A/B/C/D para as especificações F-16V. O primeiro esquadrão de combate de F-16V atualizado realizará uma cerimônia de instalação na base de Chiayi.
Oficiais da Força Aérea disseram que 42 caças F-16V já foram modernizados e todos eles têm capacidade de inicial (IOC), desempenhando tarefas de prontidão para o combate.
Os F-16V da Base de Chiayi e o IDF Jingguo da Primeira Ala da Base de Tainan realizarão missões de defesa aérea no espaço aéreo sudoeste, interceptando aeronaves comuns que invadem a Zona de Identificação de Defesa Aérea do Sudoeste.
O fabricante de armas americano Lockheed Martin anunciou em 2012 o desenvolvimento de um novo modelo do Fighting Falcon, o F-16V – V de “Viper” em inglês. O novo modelo é equipado com radar de varredura eletrônica ativa (AESA) AN/APG-83, novo computador de bordo, link de dados Link-16 e outros.
Além de atualizar 142 caças F-16A/B para F-16Vs, junto com a aprovação do presidente dos EUA Trump para a venda de outros 66 caças F-16V, Taiwan terá mais de 200 caças F-16.
Os caças F-16V de Taiwan também terão a capacidade de lançar mísseis ar-ar de curto alcance guiados por infravermelho Sidewinder AIM-9X.
FONTE: Yahoo