Nigéria deve substituir seus Alpha Jet por jatos Leonardo M-346
Foi noticiado por algumas mídias que a Leonardo fornecerá 24 novas aeronaves de treinamento de combate M-346 para a Força Aérea Nigeriana.
Pelo menos seis aeronaves serão entregues antes do terceiro trimestre de 2021.
O novo Aermachi M-346 deve substituir os antigos jatos Alpha Jet, que têm apoiado grande parte dos ataques aéreos de contra-insurgentes na parte norte da Nigéria.
As aeronaves M-346 trarão treinamento aprimorado e capacidades de combate à Nigéria.
O governo nigeriano raramente comenta sobre as compras de armamento e não fez uma declaração sobre a aquisição dos jatos de treinamento de combate M-346.
O M-346 usa equipamentos exclusivamente de fabricantes ocidentais e, de acordo com Leonardo, incorpora um sistema de controle de voo digital fly-by-wire quadruplex de autoridade total que, em combinação com a configuração aerodinâmica otimizada da aeronave, fornece total manobrabilidade e controlabilidade em ângulo de ataque muito alto (mais de 30° graus).
Embora comercializado como um treinador, em 2017 foi revelada uma variante de combate do avião – a versão M-346FA Fighter Attack, equipada com um radar multimodo Grifo.
A aeronave pode ser levar uma variedade de mísseis, canhões e bombas guiadas, até um máximo de 3.000 kg de carga externa.
Os M-346 provavelmente fornecerão treinamento avançado aos pilotos nigerianos para os novos jatos de combate multifunção JF-17 que serão entregues em breve pelo Paquistão, bem como darão continuidade às missões de ataque leve ao solo contra o Boko Haram e o Estado Islâmico.