Argélia será o primeiro cliente de exportação do caça-bombardeiro Sukhoi Su-34
De acordo com o site Menadefense, a Força Aérienne Algérienne (Força Aérea da Argélia) receberá seis caças-bombardeiros Sukhoi Su-34 antes do final de 2021.
As negociações para a compra dos aviões demoraram mais de oito anos. No passado, a Rússia havia oferecido uma versão de exportação muito degradada do Su-34, que não interessou à Argélia.
Embora não tenha sido confirmado, várias fontes afirmaram agora que, em janeiro de 2021, a produção do primeiro lote de seis Su-34s para a Argélia começou.
Este lote deve estar pronto antes do final de 2021 e será utilizado para o treinamento de pilotos (instrutores) argelinos e pessoal de manutenção. O treinamento começará na Rússia no início de 2022. O restante dos Su-34, no total quatorze, serão entregues em 2022 e 2023.
O renovado interesse argelino pelo Su-34 veio depois da campanha na Síria, onde demonstrou sua avaliada capacidade de combate. O Centro de Testes de Voo do Estado Russo em Akhtubinsk foi o grande responsável pelas capacidades de combate atualizadas.
Segundo a Scramble Magazine, a variante argelina se chamará Su-34ME e espera-se que a principal diferença entre a versão usada pela Rússia e a versão “ME” adquirida pela Argélia, seja o Identification, Friend or Foe (IFF) e outros sistemas de comunicação.
O resto será o mesmo, incluindo as várias armas que também foram testadas e avaliadas na Síria.