Israel atualiza planos para ataques a instalações nucleares do Irã
O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, disse em uma entrevista à Fox News, no dia 4 de março, que seu país está atualizando os planos de ataques contra as instalações nucleares do Irã.
O ministro da Defesa afirmou que Israel traçou planos para atacar alvos iranianos se Teerã mostrar sinais de escalada nuclear.
Benny Gantz disse à Fox News que Israel ainda está trabalhando em seus planos, mas “os temos em nossas mãos, é claro”.
Ele mostrou um mapa do Líbano que, segundo ele, inclui forças terrestres, mísseis e locais de lançamento montados por forças proxy iranianas ao longo da fronteira.
“Este é um mapa de destino. Cada um deles foi verificado legalmente, operacionalmente, com inteligência e estamos prontos para lutar ”, disse Gantz.
Os comentários foram feitos no momento em que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considera voltar ao acordo nuclear com o Irã de 2015 para limitar o programa nuclear do Irã, com algumas mudanças para endurecer as restrições às atividades de Teerã.
O ex-presidente Donald Trump cancelou a adesão dos EUA ao acordo nuclear e impôs sanções.
De acordo com o Haaretz, Israel conduziu duas vezes ataques militares contra os programas nucleares de seus inimigos – Iraque em 1981 e Síria em 2007 – sob o que ficou conhecido como a Doutrina Begin, que afirma que Jerusalém não permitirá que um país inimigo obtenha armas nucleares.