Lt. Col. Richard Turner, Commander, 40th Flight Test Squadron, and Lt. Col. Jacob Lindaman, Commander, 85th Test & Evaluation Squadron, deliver the first F-15EX to its new home station, Eglin AFB, Florida, 11 March, 2021. The 40th FLTS will take possition of EX1 and the 85th TES will own EX2 upon its arrival, coming soon. Squadron aircrews and testers will work together to complete the combined developmental and operational testing simultaneously. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. John McRell)

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou esta semana que aceitou o primeiro F-15EX da Boeing nas instalações da empresa em St. Louis.

“Este é um grande momento para a Força Aérea”, disse o coronel Sean Dorey, gerente do programa F-15EX da Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, responsável pela aquisição, modernização e manutenção da aeronave, em um comunicado de imprensa.

O F-15EX é uma aeronave de dois lugares que pode ser operada por um único piloto e possui controles de voo fly-by-wire, displays digitais na cabine e sistemas aviônicos avançados, incluindo o Eagle Passive-Active Warning and Survivability System (EPAWSS).

O jato completou seu primeiro voo em St. Louis no mês passado, e a primeira aeronave foi aceita pela Força Aérea na quarta-feira.

“Com sua grande capacidade de armas, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os recursos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel de nicho em futuros conflitos entre pares “, disse Dorey.

A Força Aérea dos EUA disse que planeja adquirir 144 F-15EXs – o teto de um acordo inicialmente anunciado no verão passado – da Boeing para renovar sua frota de F-15 e substituir os modelos antigos de F-15C/D.

“Elogio os esforços dedicados de toda a equipe para colocar esta plataforma online em tempo recorde e no meio de uma pandemia global”, disse o general Arnold W. Bunch Jr., chefe do Comando de Material da Força Aérea.

“Com sua arquitetura de sistemas de missão aberta e capacidade de armas, o F-15EX fornecerá uma capacidade excepcional para nossa nação nos próximos anos”, disse Bunch.

FOTOS: USAF

wpDiscuz