Força Aérea dos EUA recebe o primeiro F-15EX da Boeing
A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou esta semana que aceitou o primeiro F-15EX da Boeing nas instalações da empresa em St. Louis.
“Este é um grande momento para a Força Aérea”, disse o coronel Sean Dorey, gerente do programa F-15EX da Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, responsável pela aquisição, modernização e manutenção da aeronave, em um comunicado de imprensa.
O F-15EX é uma aeronave de dois lugares que pode ser operada por um único piloto e possui controles de voo fly-by-wire, displays digitais na cabine e sistemas aviônicos avançados, incluindo o Eagle Passive-Active Warning and Survivability System (EPAWSS).
O jato completou seu primeiro voo em St. Louis no mês passado, e a primeira aeronave foi aceita pela Força Aérea na quarta-feira.
“Com sua grande capacidade de armas, backbone digital e arquitetura aberta, o F-15EX será um elemento-chave de nossa frota de caças táticos e complementará os recursos de 5ª geração. Além disso, é capaz de transportar armas hipersônicas, o que lhe confere um papel de nicho em futuros conflitos entre pares “, disse Dorey.
A Força Aérea dos EUA disse que planeja adquirir 144 F-15EXs – o teto de um acordo inicialmente anunciado no verão passado – da Boeing para renovar sua frota de F-15 e substituir os modelos antigos de F-15C/D.
“Elogio os esforços dedicados de toda a equipe para colocar esta plataforma online em tempo recorde e no meio de uma pandemia global”, disse o general Arnold W. Bunch Jr., chefe do Comando de Material da Força Aérea.
“Com sua arquitetura de sistemas de missão aberta e capacidade de armas, o F-15EX fornecerá uma capacidade excepcional para nossa nação nos próximos anos”, disse Bunch.
FOTOS: USAF