Em mais uma matéria desta série oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê, veja cinco imagens enviadas pelo satélite brasileiro e divulgadas hoje pelo INPE

Imagem em cor verdadeira mostrando o reservatório de Sobradinho, rio São Francisco, e seu entorno – imagem INPE

Nesta quarta-feira, 10 de março, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou imagens recebidas do satélite Amazonia-1, o primeiro satélite nacional de observação da Terra, lançado com sucesso em 28 de fevereiro. Segundo o INPE, a primeira recepção de imagens ocorreu em 3 de março.

A câmera WFI do satélite foi ligada sobre o Brasil, em duas passagens diurnas (uma mais a Leste e outra mais a Oeste), após dois dias de testes com todos os subsistemas. As imagens foram recebidas pelas estações do INPE em Cuiabá e Cachoeira Paulista, sendo os dados brutos da câmera processados nesta última e e também em São José dos Campos.

Imagem em cor real mostrando a região metropolitana de São Paulo e seu entorno – imagem INPE

As cinco imagens acima e abaixo foram divulgadas hoje pelo INPE como exemplos, na resolução espacial de 66 metros, sendo quatro delas capturadas sobre o Brasil e uma sobre a Bolívia. Há imagens apresentadas em suas cores verdadeiras e em composições coloridas (veja as legendas) e, para não prejudicar a abertura da matéria nos diversos dispositivos e pacotes de dados dos leitores do Poder Aéreo, optamos por apresentar algumas em tamanho menor (como as de São Paulo e Sobradinho, que tinham cerca de 5MB de tamanho e baixamos para 1/10 disso). Mas você pode clicar aqui para ver a notícia original do INPE, abrir e salvar as imagens nos tamanhos divulgados pelo instituto.

Composição colorida mostrando a região metropolitana do Rio de Janeiro e seu entorno – imagem INPE
Imagem em cor verdadeira mostrando o município de Ibotirama, (Bahia), o rio São Francisco, e entornos – imagem INPE
Composição colorida mostrando a Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazónica Manuripi-Heath, na Bolívia – imagem INPE

Ainda segundo o INPE, até o dia 15 de março o Amazonia-1 deverá terminar a fase de manobras para sua colocação em órbita nominal, e a fase seguinte será de comissionamento da câmera WFI. Esse processo tem previsão de ocorrer ao longo de dois meses e inclui a avaliação da qualidade radiométrica e geométrica das imagens, assim como ajustes nos parâmetros de configuração do processamento. O objetivo é gerar imagens com a melhor qualidade possível e, ao final da fase, declarar o satélite como oficialmente operacional, quando o catálogo de imagens do INPE vai colocar as imagens geradas pelo Amazonia-1 à disposição da comunidade de usuários.

Fonte das informações e imagens: INPE

Esta série é um oferecimento banda Abduzidos do iê iê iê, que também tem novas imagens para mostrar!

Os Abduzidos do iê iê iê muitas vezes são vistos como uma banda de rock, poprock ou rock retrô, ou mesmo um powertrio ou powerpoptrio, e alguns acham que é apenas uma piada em forma de banda, mas o fato é que se diferenciam bastante do que tem por aí não só pelo som, mas também pela imagem. E as imagens são produzidas, desde os posts nas redes sociais quanto os videoclipes, por eles mesmos. Mas eis que surge uma exceção: um fã do grupo, que publica um canal do YouTube chamado “Força Aérea Games” resolveu por conta própria fazer um vídeo de uma música já lançada há dois anos! Ele escolheu a música “Mulheres são de Vênus“, que originariamente tinha um lyric video bem simples, para fazer um novo clipe e dar de presente para os Abduzidos do iê iê iê, acrescentando um novo olhar sobre o universo musical da banda. Confira clicando aqui ou na imagem acima!

Os Abduzidos do iê iê iê já contam quase três anos desde sua volta ao planeta Terra, mas ainda não fizeram praticamente sucesso algum por aqui (embora seus integrantes aleguem que foram abduzidos nos anos 60 e fizeram sucesso em outros planetas nos últimos 50 anos). Ainda assim, a banda insiste em lançar novas músicas e apoiar esta série, divulgando também seus vídeos aqui no site.

Outra novidade recente dos Abduzidos do iê iê iê é uma releitura de uma música já lançada, “Abdução do amor“, que recebeu nova letra e clipe e agora se chama VACINAÇÃO DO AMOR. Basicamente é uma mensagem de amor em prol da vacinação do Brasil e de mais vacinas, aproveitando também para criticar, com muito bom humor, as fake news que povoam os zaps da galera negacionista e terraplanista, assim como nas falas dos tiozões do pavê (incluindo um certo presidente) que teimam em falar de jacarés e besteiras do gênero. De quebra, entre as cenas inusitadas que incluem emas, ETs, carros espaciais e os obrigatórios jacarés, tem a participação da USS Enterprise (NCC 1701) em sua versão “Jornada nas vacinas”.

Clique aqui neste link ou na imagem acima conferir. Áudio e vídeo foram feitos nesta quarentena do planeta Terra, com os integrantes em isolamento social, cada um mandando remotamente suas contribuições no meio dessa pandemia do Covid 19. Você também pode comparar “Vacinação do amor” com a original “Abdução do amor” vendo o clipe abaixo, de dois anos atrás:

Conheça a banda!

Esse powerpop trio do outro mundo lançou em julho de 2019 seu primeiro disco, “Em Órbita”, e quase todas as 12 músicas do álbum já ganharam um videoclipe. Faltam só duas, e depois disso eles partirão, não da Terra, mas para seu segundo disco.

Veja alguns dos mais recentes clipes (além do álbum completo) lançados no canal dos Abduzidos do iê iê iê clicando nas imagens abaixo, ou clique aqui para acessar o canal no Youtube e ter acesso a todos os vídeos – e aproveite para se inscrever.

Siga a banda também nas redes sociais:

wpDiscuz