Ministério da Economia nega recursos para compra de dois cargueiros A330 para a FAB
Segundo o jornal O GLOBO, o Ministério da Economia negou recursos da ordem de R$ 500 milhões para a compra de dois aviões Airbus A330 para a FAB, anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Os aviões seriam usados no apoio logístico durante a pandemia, pois os aviões possuem uma capacidade de transporte muito maior que os KC-390 e C-130 da Força Aérea Brasileira.
O Ministério da Economia negou o pedido de crédito suplementar por considerar não atender “aos preceitos de urgência, imprevisibilidade e relevância previstos na Constituição para a edição da Medida Provisória que liberaria os recursos extraordinários”.
O Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) é uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo baseada no Airbus A330 civil.
O A330 MRTT pode transportar uma carga útil máxima de até 45 toneladas, combinando a cabine de passageiros e o convés inferior.
Na configuração MedEvac pode ser equipado com 40 macas, 20 assentos para equipe médica e 100 passageiros, levando até 37 toneladas de carga no convés inferior. Pode receber até 27 contêineres LD3 ou oito paletes militares.