EUA alertam Egito sobre a compra de caças russos Su-35
No dia 23 de fevereiro, o Departamento de Estado disse que os Estados Unidos estão preocupados com a potencial compra de caças Sukhoi Su-35 russos pelo Egito.
O secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinkin, levantou a questão durante uma conversa por telefone com seu homólogo egípcio Sameh Shukri.
“O Secretário de Estado expressou preocupação com os direitos humanos, que ele destacou que serão de importância fundamental para as relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Egito, bem como para as potenciais compras de caças Su-35 da Rússia pelo Egito”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, em um comunicado.
O Su-35 é um caça russo da geração 4++ supermanobrável e multimissão, com um controle vetorial de empuxo.
O site Top War da Rússia, especializado em assuntos de defesa, informou em 23 de julho de 2020 que o primeiro lote de caças Su-35 tinha decolado da fábrica de aviação Komsomolsk-on-Amur se dirigindo para o lado europeu da Rússia, de onde serão entregues Egito.
Em 18 de março de 2019, a Força Aérea Egípcia fechou um acordo de US$ 2 bilhões para comprar 24 caças Su-35 de fabricação russa, incluindo equipamentos relacionados, de acordo com o Serviço de Informação do Estado do Egito (SIS).
FOTO: Caça Su-35 destinado à Força Aérea Egípcia durante os testes em Zhukovsky, em fevereiro de 2021 © Sergey Popkov / COLABOROU: Rustam Bogaudinov