Saab: Sete anos de trabalho árduo e espírito de equipe no projeto de colaboração do T-7A
Em dezembro de 2013, a Boeing e a Saab AB assinaram um acordo de cooperação para desenvolver uma nova solução de aeronave de treinamento a jato da Família de Sistemas TX, moderna e econômica para uma futura concorrência da Força Aérea dos EUA para substituir o antigo T-38C usado para o treinamento da tripulação. O acordo de cooperação entre a Boeing e a Saab AB cobre o projeto, desenvolvimento, produção, suporte, vendas e marketing do sistema
Graças a uma abordagem modular completamente nova, o desenvolvimento do T-7A desde o conceito até o primeiro voo levou apenas três anos. O resultado do trabalho de desenvolvimento foi uma máquina que oferece uma experiência de treinamento envolvente e é semelhante em desempenho aos aviões de caça.
Trabalho de desenvolvimento rápido
Graças a uma cooperação exemplar, um sistema de treinamento de pilotos completamente novo para o processo de seleção de um novo tipo de aeronave para a Força Aérea dos EUA foi desenvolvido e fabricado em um tempo muito curto. Já em 2016, a Boeing e a Saab lançaram as duas primeiras aeronaves Production Representative Jet (PRJ). Dois anos depois, a Força Aérea dos EUA selecionou a aeronave de treinamento a jato Boeing e Saab T-X e fez um pedido de 351 aeronaves.
Em 2019, a Força Aérea anunciou que o novo sistema de treinamento de pilotos TX seria chamado de T-7A Red Hawk.
Início da produção e instalação
Em 18 de outubro de 2018, a Saab foi contratada pela Boeing para começar a preparar sua própria parte na fabricação do avião e, em janeiro de 2020, a Saab iniciou sua própria parte na montagem do T-7A. Ainda naquele ano, a primeira unidade de produção havia passado por todas as etapas de montagem, tanto no projeto quanto na fabricação. A parte traseira da fuselagem já foi finalizada para a fase de instalação, onde a fiação e os subsistemas são instalados.
Assim que o desenvolvimento do produto para o projeto e fabricação da parte traseira da fuselagem do T-7A for concluído nas fábricas da Saab em Linköping, a produção será transferida para a fábrica de última geração da Saab Aeronautics em Indiana, EUA, garantindo que um novo treinador da Força Aérea dos EUA é fabricado nos Estados Unidos.
O T-7A Red Hawk é uma aeronave completamente nova projetada especificamente para missões de treinamento da Força Aérea dos EUA. A entidade é composta pela própria aeronave, um sistema de treinamento em campo e uma solução de suporte. O T-7A é uma aeronave monomotor com dois estabilizadores verticais e uma cabine escalonada equipada com funções de treinamento modernas. O sistema também é fácil de manter em estrutura, o que garante sua usabilidade no futuro.
A Saab é responsável por projetar e fabricar a parte traseira totalmente instalável da fuselagem. Inclui toda a parte traseira da aeronave, desde a borda posterior da cobertura da cabine até o cone traseiro com todos os subsistemas associados. Asas, lemes e estabilizadores não estão incluídos.
Marcos do Programa
- 5/12/2013: Boeing e Saab assinam um acordo de cooperação para desenvolver uma solução de máquina de treinamento T-X Family of Systems.
- 13/09/2016: Boeing e Saab apresentam as duas primeiras versões PRJ da aeronave para a concorrência T-X da Força Aérea dos EUA.
- 20/12/2016: T-X realiza seu primeiro voo.
- 24/04/2017: Outro avião do T-X decola.
- 27/04/2017: Os dois aviões T-X estão voando juntos.
- 18/09/2017: Saab oferece capacidade de produção de aviões de treinamento T-X nos Estados Unidos.
- 27/09/2018: Força Aérea dos EUA seleciona proposta da Saab e da Boeing para aeronaves de treinamento T-X.
- 18/10/2018: Saab recebe um pedido da Boeing para uma aeronave de treinamento a jato T-X.
- 16/09/2019: A Força Aérea dos EUA anuncia que o nome oficial da aeronave em uso será T-7A Red Hawk.
- 24/10/2019: A Aviation Week premia o T-7A com o “Prêmio Game Changer”.
- 10/1/2020: Saab inicia a produção de sua própria parte do T-7A.
- 6/12/2020: A Saab transfere sua primeira unidade de produção da montagem à instalação final.
FONTE: Saab