Indonésia quer comprar caças F-15EX e Rafale
Durante uma reunião de equipe na sede em 18 de fevereiro de 2021, o marechal Fadjar Prasetyo, Kepala Staf Angkatan Udara (KSAU, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica) da Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara (TNI-AU, Força Aérea Indonésia) divulgou que em 2024 várias aeronaves serão adquiridas.
A visão geral que ele deu consistiu em oito Boeing F-15EX, até 36 Dassault Rafales, dois transportadores Lockheed C-130J Hercules e um número desconhecido de Sistemas Aéreos Não Tripulados de Média Altitude e Longa Resistência (MALE UAS). Foi também informado que as encomendas do Rafale e do F-15EX já deveriam ser feitas em 2021.
Esta lista de desejos é o próximo capítulo de uma longa saga que incluiu um contrato cancelado do Sukhoi Su-35 Flanker, o pedido de informações sobre os Typhoon austríacos e oferta de Lockheed Martin F-16V Fighting Falcon.
O Marshall Fadjar Prasetyo também acrescentou que “uma série de fatores e condições podem alterar esta aquisição proposta”. E que se trata de “revisões dos equipamentos de defesa propostos”.
K-FX
A agência de aquisição de armas da Coréia do Sul disse no sábado que o plano da Indonésia de comprar jatos F-15EX da gigante de defesa dos EUA, Boeing, e caças franceses Rafale, é “separado” de um projeto de desenvolvimento de aviões de combate conjunto entre os dois países.
A Defense Acquisition Program Administration (DAPA) fez o comentário depois que surgiram informes de que o país do Sudeste Asiático planeja comprar os caças entre 2021 e 2024 em meio a especulações de que pode querer encerrar o programa de desenvolvimento de caças KF-X com a Coreia.
“Avaliamos que (o plano de compra da Indonésia) é uma questão separada do esquema de desenvolvimento conjunto KF-X”, disse a DAPA em um comunicado à imprensa. “É uma medida que a Indonésia já vem buscando para aumentar o poder da Força Aérea da Indonésia.
A DAPA também observou que a Indonésia expressou sua intenção de continuar a participar do projeto KF-X.
“Por meio de múltiplas consultas em nível de trabalho, os dois países têm conduzido negociações de uma forma mutuamente benéfica”, disse o documento.
A Coreia do Sul está trabalhando no projeto KF-X desde 2015 para desenvolver uma aeronave de caça de última geração para substituir a frota envelhecida da Força Aérea de jatos F-4 e F-5.
FONTE: Scramble Magazine / Yonhap News Agency