KF-X

A primeira impressão artística de um novo míssil antinavio supersônico para o caça KF-X da Coreia do Sul foi divulgada

Conhecido localmente como “400mm-class Air-to-Ship Guided Missile-II” (400mm 급 공대함 유도탄 -II), este míssil apresenta uma propulsão ramjet com alcance de 500 km. Espera-se que seja submetido a testes de tiro real em 2026 e entre em serviço com o caça de próxima geração da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF), o KF-X, no final de 2020 ou início de 2030.

Uma fonte da indústria de defesa coreana confirmou ao site Naval News que este míssil está sendo desenvolvido pelo fabricante local de sistemas de mísseis LIG Nex1 com a ADD (Agência para Desenvolvimento de Defesa, 국방 과학 연구소). De acordo com a página não oficial do Facebook “Forças Armadas da República da Coreia” (uma fonte confiável de informações militares coreanas com mais de 50.000 seguidores), este míssil em particular é um projeto separado do míssil antinavio furtivo supersônico da Marinha da República da Coreia.

Além da aquisição de mísseis ar-ar de longo alcance Meteor para o KF-X, a Coreia do Sul está desenvolvendo seu próprio míssil de longo alcance, movido a ramjet, além do alcance visual (BVR). De acordo com uma publicação da ADD (Defense Science and Technology Plus No. 248, 2º trimestre de 2020), as tecnologias centrais pesquisadas para o “400mm-class Air-to-Ship Guided Missile-II” serão aplicadas ao novo míssil ar-ar BVR.

Concepção do novo míssil antinavio supersônico para o caça KF-X

Tecnologias como “motor ramjet e tecnologias de enlace de dados garantidas durante a preparação para o desenvolvimento do míssil ar-navio-II poderão ser aplicadas ao desenvolvimento doméstico de mísseis ar-ar de 200 mm sem muita dificuldade”.

É provável que o míssil antinavio de “400 mm” e o míssil ar-ar de “200 mm” compartilhem o mesmo conceito de projeto e forma, embora seus componentes principais sejam diferentes em tamanho. Por meio dessa abordagem de “mesmo projeto, mas de tamanho menor”, ​​a ADD acredita que irá reduzir os custos de produção em massa para o míssil ramjet, que é apontado como uma desvantagem relativa em comparação com a produção de míssil de propulsão de foguete sólido.

Além do míssil antinavio supersônico, o futuro míssil de cruzeiro LIG Nex1 para o KF-X, que foi revelado no Seoul Airshow (ADEX) 2019, será equipado com um buscador IIR (Imaging Infra-Red) e, como tal, pode ser capaz de atingir alvos móveis no mar, além de seu papel principal de ataque terrestre.

FONTE: Naval News

Enquanto isso, prossegue a montagem dos protótipos do KF-X

wpDiscuz