Jordânia obtém aprovação dos EUA para centro de treinamento de combate aéreo de F-16
O Departamento de Estado dos EUA aprovou o pedido da Jordânia para estabelecer um Centro de Treinamento de Combate Aéreo de F-16 (ACTC) no país, junto com a possível Venda Militar Estrangeira (FMS) de equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 60 milhões.
A aprovação desse acordo foi anunciada em um comunicado à mídia emitido pela Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos Estados Unidos (DSCA) em 11 de fevereiro, após notificação ao Congresso dos Estados Unidos. A venda agora deve obter a aprovação do Congresso antes de ser concluída.
A DSCA afirma que o governo jordaniano “solicitou a compra de um ACTC de F-16 e dispositivos incluindo treinadores de missão completa, treinadores de táticas de combate e estações de instrutor/operador” como parte da venda proposta. O negócio também inclui simuladores de ambiente tático, estações de brief/debrief, estações de geração de cenário, estações de geração de banco de dados, centros de observação de missão e outros equipamentos de centro de treinamento e serviços de suporte.
No comunicado à imprensa, a DSCA disse: “A venda proposta melhorará a capacidade da Jordânia de enfrentar as ameaças atuais e futuras, garantindo que os pilotos da Jordânia sejam efetivamente treinados, o que contribuirá para a parceria duradoura EUA-Jordânia e garantirá a estabilidade do país, um elemento crítico para objetivos mais amplos da política regional dos EUA. A Jordânia usará esse recurso para aprimorar o treinamento de pilotos. A Jordânia não terá dificuldade em absorver esses ativos do centro de treinamento e simuladores em suas forças armadas.”
A Lockheed Martin Rotary e Mission Systems, operando em Orlando, Flórida, será a principal contratada deste potencial negócio. Nenhum acordo de compensação foi proposto em relação a esta possível venda. A DSCA acrescentou que a implementação deste acordo exigiria a designação de dois representantes da contratada Lockheed Martin na Jordânia por dois anos para apoiar o treinamento.
Segundo a AirForces Intelligence, a Força Aérea Real da Jordânia (RJAF) opera uma frota total de 49 Lockheed Martin F-16 Fighting Falcons. Esta compreende nove F-16A (Block 15 ADFs), 26 F-16AMs e 14 F-16BMs. Toda a frota de Fighting Falcon da RJAF está localizada na Base Aérea Shaheed Muwaffaq, na cidade de Azraq, no governo de Zarqa, na Jordânia.
Os caças multifuncionais são operados pelo 1º Esquadrão, 2º Esquadrão (que serve como unidade de conversão operacional) e 6º Esquadrão.
FONTE: Air Forces Monthly/Key.aero