Em fevereiro de 2020, o vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Yuri Borisov, anunciou planos para unificar os caças Sukhoi Su-30SM e Su-35, o que levou ao desenvolvimento de uma nova versão chamada Su-30SMD, executada pelo escritório de projetos Sukhoi trabalhando junto com o Irkut Scientific Production Group.

Entre as melhorias está a substituição dos motores Saturn AL-31FP usados ​​atualmente por turbofans empuxo vetorial Izd.117S (AL-41F-1S) atualmente instalados em todos os caças Su-35S. Os novos motores desenvolvem um empuxo molhado de 31.900 lbf (142 kN), 15% a mais do que o tipo original, com 27.600 lbf (122,6 kN). Isso requer alguns testes de voo e fuselagem significativos no Su-30SM e, com base nos resultados dos testes, eles determinariam se a aeronave entrará na produção em massa e se as fuselagens atuais precisam ser modificadas.

Contrariando todas as expectativas, os desenvolvedores decidiram não usar os veneráveis ​​bancos de ensaio Su-30MKI, mas em vez disso, pegaram uma fuselagem Su-30SM, RF-34010/Bort 72 Azul de série (número de construção 10MK5-1411) servindo com os 4º Regimento de Guardas de Aviação de Ataque Marítimo Bandeira Vermelha da Aviação Naval Russa, com base em Chernyakhovsk NAB na região de Kaliningrado.

A aeronave chegou à fábrica de Irkut para revisão em meados de 2020 e, de acordo com o planejado, deveria ser entregue até o final do ano. Não se sabe a data exata, mas os spotters finalmente o fotografaram no final de janeiro de 2021 no aeroporto Zhukovsky perto de Moscou, realizando sua rotina de testes.

FONTE: Scramble Magazine / FOTO: Vyacheslav Grushnikov, RussianPlanes.net

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