O primeiro de quatro aviões-tanque Boeing KC-46A da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) completou seu voo inaugural da unidade de produção da empresa em Everett, Washington, em 8 de fevereiro.

Tendo completado seu voo inaugural, o primeiro KC-46A do Japão – serial 14-3611 – agora fará a transição para a fase de certificação de desenvolvimento antes de ser entregue à JASDF no final deste ano. Este voo bem-sucedido destacou um marco importante no programa KC-46 da Boeing, pois é a primeira vez que um KC-46A destinado a servir com um cliente internacional decolou.

Este é um marco empolgante para a JASDF e a Boeing. O Japão está cada vez mais perto de receber o avião de reabastecimento aéreo mais avançado do mundo.

Jamie Burgess, gerente do programa KC-46 da Boeing

O Japão se tornou o primeiro cliente de exportação do KC-46 em dezembro de 2017, quando a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) fechou com a Boeing um contrato de US$ 279 milhões para produzir e entregar o exemplar inicial ao JASDF. O país comprou quatro exemplares do avião-tanque no total, que foram adquiridos por meio do processo de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA e agora foram todos contratados para produção com a Boeing.

O KC-46 da Boeing e seus sistemas defensivos robustos terão um papel inestimável na aliança de segurança entre nossos dois países. A capacidade deste avião-tanque de transportar carga e passageiros também o torna uma ferramenta crítica para apoiar os esforços de ajuda humanitária em toda a região do Pacífico e além.

Will Shaffer, presidente da Boeing Japan

FONTE / FOTOS: Boeing

wpDiscuz