O programa busca aumentar significativamente o alcance de engajamento e a eficácia das armas ar-ar

O programa LongShot da DARPA, que está desenvolvendo um veículo aéreo não tripulado (UAV) lançado do ar com a capacidade de empregar várias armas ar-ar, fechou contratos com a General Atomics, Lockheed Martin e Northrop Grumman para o trabalho de projeto preliminar da Fase I. O objetivo é desenvolver um novo UAV que possa estender significativamente os alcances de engajamento, aumentar a eficácia da missão e reduzir o risco para aeronaves tripuladas.

Os conceitos atuais de superioridade aérea contam com aeronaves de combate tripuladas avançadas para fornecer uma capacidade de combate aéreo de penetração para lançar armas com eficácia. Prevê-se que o LongShot aumentará a capacidade de sobrevivência de plataformas tripuladas, permitindo que fiquem em distâncias “stand off” longe das ameaças inimigas, enquanto um LongShot UAV lançado do ar preenche a lacuna de forma eficiente para fazer lançamentos de mísseis mais eficazes.

“O programa LongShot muda o paradigma das operações de combate aéreo ao demonstrar um veículo lançado do ar não tripulado capaz de empregar armas ar-ar atuais e avançadas”, disse o gerente do programa da DARPA, tenente-coronel Paul Calhoun. “O LongShot interromperá as melhorias incrementais tradicionais das armas ao fornecer um meio alternativo de geração de capacidade de combate.”

Em fases posteriores do programa, o LongShot irá construir e voar um sistema de demonstração lançado do ar em grande escala, capaz de voo controlado, antes, durante e após a ejeção da arma em condições operacionais.

DIVULGAÇÃO: DARPA

wpDiscuz