Primeiro F-16 Viper grego voa para os EUA
O primeiro F-16 Viper da Força Aérea Grega, que foi modernizado nas instalações da Hellenic Aviation Industry (HAI), após o sucesso dos voos de teste, decolou na quinta-feira, 4 de fevereiro, da 114ª Ala de Caça rumo aos EUA.
Conforme anunciado, haverá as inspeções necessárias e as certificações finais nesta aeronave, que será o modelo para todos os caças no programa de atualização Viper da Grécia.
Este é um programa de grande importância para a Força Aérea Grega – implementado em colaboração com a ODA e a Lockheed Martin –, pois aumentará significativamente as capacidades de sua frota de caças e fortalecerá sua superioridade.
O primeiro avião atualizado dos 84 Lockheed Martin F-16C/D Falcon da Grécia para o mais recente padrão F-16 Viper fez seu primeiro voo de teste em 17 de janeiro.
Segundo a Lockheed Martin, “as atualizações do F-16V da Força Aérea Helênica (HAF) proporcionarão um aumento significativo na capacidade da frota de aeronaves de combate por uma fração do custo de aquisição de novas aeronaves, permitindo que a HAF fique à frente das ameaças emergentes. Os F-16Vs da HAF serão os F-16s mais avançados da Europa”.
O governo grego assinou um acordo de US$ 279,7 milhões com a Lockheed Martin para modernizar 84 dos seus F-16 Falcon para o mais recente padrão F-16V (Viper). O programa de atualização deverá ser concluído até 2027.
O caça F-16 foi atualizado nas instalações da Tanagra da Indústria Aeroespacial Helênica (HAI).
Detalhes da modernização
A versão atualizada do F-16 agora é chamada de F-16V na configuração Block 72. O elemento chave da modernização é a instalação do Northrop Grumman APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR), um sensor de varredura eletrônica ativa (AESA).
O cockpit tem um novo display central. Também é compatível com o Joint Helmet Mounted Cueing System (JHMCS) II. Outras melhorias incluem um novo computador de missão, capacidades aprimoradas de guerra eletrônica, um sistema automático de prevenção de colisões com o solo, datalink Link 16 e um sistema interrogador de identificação avançada de amigo ou inimigo (FOE).
Ameaça da Turquia
O programa de atualização atual é um dos outros esforços da Força Aérea Helênica (HAF) para recapitalizar sua frota de combate. O parlamento grego no início deste mês aprovou a compra de seis Dassault Rafales novos e 12 usados.
O governo grego também escreveu uma carta ao governo dos EUA em novembro de 2020, na qual solicitava 18-24 caças F-35A, com um pedido de entrega de aeronaves em 2021. Com a produção de F-35 comprometida até pelo menos 2024, isso também ditaria a aceitação de aeronaves usadas, se aprovadas.