O Grupo TATA indiano adquiriu todos os direitos de propriedade intelectual do jato executivo Grob G180. O Grupo desenvolverá e fabricará o jato para uso militar.

A aeronave bimotor de alta altitude está atualmente nos estágios finais de testes na Alemanha e deve chegar à Índia nos próximos meses.

Esta seria a primeira vez que uma entidade privada indiana está pensando em fazer uma aeronave completa de nível militar, que até agora era domínio da estatal Hindustan Aeronautics Ltd (HAL).

A Tata Advanced Systems Ltd (TASL) está apresentando as capacidades da aeronave no show Aero India 2021, na Estação da Força Aérea de Yelahanka.

Embora a empresa não tenha compartilhado os detalhes do projeto, é muito provável que a aeronave seja baseada no Grob G180SPn. O jato de fabricação alemã nunca chegou à produção em série devido a problemas financeiros.

De acordo com a TASL, a aeronave que está desenvolvendo é projetada para voar a 41.000 pés de altitude com uma altitude máxima de 45.000 pés e pode ser usada para fins de coleta de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

Espera-se que a aeronave bimotor de asa baixa tenha um alcance de 1.800 milhas náuticas e uma autonomia de 6 a 7 horas com capacidade de carga útil superior a 1.000 kg.

Nenhum pedido firme dos militares indianos foi feito, mas a TASL está confiante de que receberá pedidos em um futuro próximo.

Especificações:
Comprimento: 14,81 m
Envergadura: 14.86 m
Altura: 5,12m
Velocidade: Mach 0.70
Alcance: 3.425 km
Teto: 12.500 m

FONTE: Scramble Magazine

wpDiscuz