O site espanhol defensa.com noticiou que as duas aeronaves de transporte KC-130H Hercules adquiridas da Espanha pela Força Aérea Peruana devem chegar ao Peru no dia 5 de fevereiro.

O Ministério da Defesa do Peru, por meio da Resolução Ministerial N ° 031-2021-DE, há poucos dias, autorizou um aumento de aproximadamente 35 milhões de dólares no orçamento Institucional para que a Força Aérea conclua a aquisição dos dois KC-130H. Ambos os aviões, fabricados em 1981, faziam parte do Ejercito del Aire operando na Ala 31 com base na Base Aérea de Zaragoza. Sua venda ao Peru foi autorizada pelo Conselho de Ministros do governo espanhol em 1º de dezembro.

Após a chegada ao Peru, os KC-130H serão atribuídos ao Grupo Aéreo No. 8 e permitirão que a Força Aérea Peruana não só aumenta o transporte de passageiros e as capacidades de evacuação, tão necessárias para enfrentar a crise gerado pela pandemia Covid-19, mas poderá retormar, após quase duas décadas, as operações de reabastecimento em voo dos seus Cessna A-37B, Mirage 2000 e MiG-29SMP.

wpDiscuz