Em janeiro de 2021, foi relatado que devido à escassez crítica de aeronaves com capacidade de reabastecimento aéreo na Índia, o Bharatiya Vayu Sena (Força Aérea Indiana) está procurando alugar aeronaves de reabastecimento em voo.

Por este motivo, a Airbus Defense & Space e a Boeing foram abordadas para cotações financeiras do Airbus A330MRTT, respectivamente, do KC-46A Pegasus. Durante o show Aero India 2021, a Airbus parece emergir na vanguarda para este contrato lucrativo.

De acordo com fontes da Defesa Indiana, a IAF está olhando para um período de arrendamento de 10 anos com a Airbus. Segundo especulações, apontadas pela agência de notícias indiana The Print, a Índia pode acabar alugando três aviões-tanque e entrará com um grande pedido de seis reabastecedores com base na experiência de uso.

A Força Aérea Indiana está operando atualmente seis aeronaves de reabastecimento no ar Ilyushin Il-78MKI com o 78 Esquadrão Valorous MARS na Estação da Força Aérea de Agra. O tipo enfrenta problemas e dificuldade de manutenção, causando a falta de disponibilidade de reabastecimento aéreo.

Em 2018, a Força Aérea Indiana havia buscado a aprovação do Ministério da Defesa para uma atualização abrangente da aeronave de transporte Il-76MD, bem como dos reabastecedores aéreos Il-78MKI. A atualização teria incluído novos motores para a aeronave que tivesse substancialmente sua vida útil aumentada em até mais 15 anos.

Até agora, o Ministério da Defesa indiano não fez qualquer movimento na atualização dos dois tipos de aeronave Ilyushin. Durante programas, como o Aero India, surgem notícias de que a Russian United Aircraft Corporation (UAC) e a Índia estão conversando sobre a atualização dos transportadores Il-76MD da força aérea. A UAC também mencionou que está pronta para considerar a oportunidade de renovar a frota de aviões-tanque Il-78. No entanto, seu objetivo principal é um contrato para a atualização do Il-76MD.

A330-MRTT (clique na imagem para ampliar)

 

FONTE: Scramble Magazine

wpDiscuz