KC2 Voyager da RAF

A330 MRTT (KC2 Voyager) da RAF

O Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) é uma aeronave de reabastecimento em voo baseada no Airbus A330 civil.

O A330 MRTT foi encomendado pela Força Aérea Real Australiana (RAAF), Força Aérea Real (RAF), Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, Força Aérea Real Saudita e Força Aérea da República de Singapura e outras.

O EADS/Northrop Grumman KC-45 foi uma versão do A330 MRT proposta para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Design e desenvolvimento

O Airbus A330 MRTT é um derivado militar do avião comercial A330-200. Ele foi projetado como uma aeronave de reabastecimento e transporte aéreo com dupla função.

Para missões de reabastecimento ar-ar, o A330 MRTT pode ser equipado com uma combinação de qualquer um dos seguintes sistemas:

Airbus Military Aerial Refueling Boom System (ARBS) para aeronaves receptoras equipadas com receptáculo
Pods de reabastecimento Cobham 905E sob as asas para aeronaves receptoras equipadas com sonda
Unidade de reabastecimento de fuselagem (FRU) Cobham 805E para aeronaves receptoras equipadas com sonda

O A330 MRTT tem capacidade máxima de combustível de 111.000 kg (245.000 lb) sem o uso de tanques de combustível adicionais, o que deixa espaço para o transporte de 45.000 kg (99.000 lb) de carga adicional.

A asa do A330 MRTT tem estrutura comum com o A340-200/-300 de quatro motores com locais de montagem reforçados e provisão para tubulação de combustível para os motores externos do A340. A asa do A330 MRTT, portanto, requer pouca modificação para o uso desses pontos duros para os pods de reabastecimento da asa.

A cabine do A330 MRTT pode ser modificada para transportar até 380 passageiros em uma configuração de classe única, permitindo uma gama completa de configurações, desde o transporte de tropas maximizado até a personalização complexa adequada para missões VIP e visitantes.

As configurações disponíveis incluem 300 passageiros em uma única classe e 266 passageiros em duas classes.

O A330 MRTT também pode ser configurado para realizar missões de Evacuação Médica (Medevac); até 130 macas padrão podem ser carregadas.

A configuração de carga do deck principal permite o transporte de contêineres e paletes comerciais padrão, militares, paletes ISO e OTAN (incluindo assentos) e contêineres, e equipamento militar e outros itens grandes que são carregados por uma porta de carga.

A330 MRTT versão de carga do deck superior

Como o A330-200, o A330 MRTT inclui dois compartimentos de carga no deck inferior (dianteiro e traseiro) e uma capacidade de área a granel.

O porão de carga foi modificado para poder transportar até 8 paletes militares, além do Dispositivo de Carga Unitária (ULD) civil.

A330 MRTT deck inferior

Um compartimento opcional de descanso da tripulação (CRC) localizado na cabine dianteira pode ser instalado para uma tripulação sobressalente para aumentar o tempo disponível para uma missão.

A cabine de passageiros do A330 MRTT pode ser fornecida com um conjunto de escadas removíveis para permitir o embarque e desembarque quando as pontes aéreas ou equipamento de suporte de solo não estiverem disponíveis.

A330 MRTT versão de carga do deck superior mostrando paletes
A330 MRTT versão de carga do deck superior mostrando paletes e assentos
Configuração de assento do deck superior A330 MRTT – classe única
Configuração de assento do deck superior A330 MRTT – duas classes
wpDiscuz