F-15EX: Boeing obtém aprovação do governo dos EUA para oferecer o caça à Índia
NOVA DELHI, 28 de janeiro (Reuters) – A Boeing (NYSE: BA) recebeu licença do governo dos EUA para oferecer seu jato de combate F-15EX à Força Aérea indiana, disse um executivo sênior na quinta-feira.
A Boeing competirá com o Gripen sueco e o Rafale francês, entre outros, pelo plano da IAF de comprar 114 aeronaves multifuncionais para substituir sua frota da era soviética.
Ankur Kanaglekar, diretor do India Fighters Lead, Boeing Defense, Space & Security, disse que as discussões sobre o F-15EX ocorreram anteriormente entre os dois governos.
“Agora que temos a licença de comercialização, isso nos permite falar diretamente com a Força Aérea Indiana sobre a capacidade do caça. Começamos a fazer isso de uma forma inicial”, disse ele, acrescentando que as conversas devem ganhar ritmo durante o show Aero India na próxima semana.
Índia e Estados Unidos construíram laços de defesa estreitos, com os militares indianos comprando mais de US$ 20 bilhões nos últimos 15 anos.
A Lockheed Martin também está apresentando seu caça F-21 (um F-16 aperfeiçoado) para a Força Aérea Indiana, oferecendo a construção do avião no país para ganhar o negócio estimado em mais de US$ 18 bilhões.