Canberra iniciou a busca por um novo treinador avançado a jato para substituir o BAE Systems Hawk 127s operado pela Royal Australian Air Force (RAAF).

Um pedido de informação (RFI) para o requisito do Air 6002 Fase 1 foi emitido em 1 de junho, diz o Departamento de Defesa australiano.

“A defesa ainda não definiu totalmente os requisitos para o Sistema de treinamento de caças avançado Air 6002 Fase 1”, afirma.

“No entanto, o desempenho da aeronave e os sistemas de missão da aeronave que fazem a ponte entre o sistema de treinamento do piloto e os cursos de conversão de jato rápido serão requisitos críticos. Espera-se que o futuro sistema de treinamento de caças continue relevante para seu papel no treinamento de tripulações a jato rápido e no apoio ao treinamento da força combinada, para ser adaptável a essas necessidades à medida que evoluem, ser acessível e estar seguro para um prazo de até 2050.”

Dos principais fabricantes de treinadores, BAE, Boeing e Leonardo dizem que estão interessados ​​no requisito.

A BAE está otimista com as perspectivas de sua plataforma de longa duração. “O Hawk é o treinador de aeronaves militares de maior sucesso e comprovado do mundo, baseado em mais de 35 anos de experiência no treinamento de pilotos para as principais forças aéreas do mundo. Por mais de 20 anos, trabalhamos em parceria com a Real Força Aérea Australiana para garantir que ela tenha os pilotos de que necessita … e acreditamos que Hawk é a solução comprovada para continuar esta parceria.”

A Boeing planeja lançar seu T-7A Red Hawk em desenvolvimento, tendo informado sobre o jato no Avalon Airshow em fevereiro de 2019. “O T-7A Red Hawk é um sistema de treinamento avançado de pilotos totalmente novo projetado para o treinamento da Força Aérea dos EUA, com a flexibilidade de evoluir à medida que as tecnologias, missões e necessidades de treinamento mudam. Inclui aeronaves de treinamento, treinamento em solo e suporte – projetados em conjunto desde o início”.

Boeing T-7A
Cockpit do T-7A Red Hawk, produzido pela Elbit Systems of America
Simulador do T-7A

A Leonardo diz que vai oferecer o M-346, que afirma ser a plataforma ideal para o treinamento de futuros pilotos do Lockheed Martin F-35. Ela observa que o M-346 é operado por Israel, Itália, Polônia e Singapura, todos os quais são operadores atuais ou futuros do Joint Strike Fighter.

“O sistema de treinamento M-346 é econômico e de última geração, com a confiabilidade de um programa totalmente desenvolvido, representando uma solução competitiva e sem riscos em relação às alternativas”, afirma Leonardo.

A Korea Aerospace Industries, que produz o avião de treinamento avançado T-50, disse à FlightGlobal que está analisando o RFI.

A RAAF opera 33 Hawk 127, segundo o banco de dados Cirium.

M-346 LAVI de Israel

FONTE: FlightGlobal

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