Arma pode atingir alvos na China se disparada de jatos voando sobre o Estreito de Taiwan

TAIPEI (Taiwan News) – Depois que dezenas de aviões militares chineses invadiram a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan no último fim de semana, a Força Aérea de Taiwan na terça-feira (26 de janeiro) exibiu caças IDF equipados com o míssil de cruzeiro Wan Chien de ataque terrestre.

A arma de fragmentação de longo alcance foi revelada pela primeira vez em Penghu em setembro passado, durante uma visita da presidente Tsai Ing-wen. A apresentação de terça-feira em Tainan foi a primeira vez que a arma apareceu equipando um jato em um evento público, informou a CNA.

Os Indigenous Defense Fighters (IDF) desempenham um papel fundamental na localização e repulsão dos aviões de guerra chineses. Os mísseis Wan Chien, projetados pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan (NCSIST), são uma arma estratégica essencial para o controle do ar e dos mares e para dissuadir a China, disse a reportagem.

Segundo fontes militares, se lançados da linha mediana do Estreito de Taiwan, os mísseis podem atingir aeroportos e instalações militares nas províncias chinesas de Fujian e Guangzhou. Os exercícios em Tainan se concentraram em ensaios para decolagens e pousos de emergência, instalação de bombas e reparos de jatos IDF.

FONTE: Taiwan News

wpDiscuz