Caças F-16 Fighting Falcons, F-15C e F-15E Eagles voam sobre os campos de petróleo em chamas durante a Operação Desert Storm no Iraque, em 1991

Caças F-16 Fighting Falcons, F-15C e F-15E Eagles voam sobre os campos de petróleo em chamas durante a Operação Desert Storm no Iraque, em 1991

Em 17 de janeiro de 1991, as forças da coalizão lançaram os primeiros ataques aéreos da Guerra do Golfo como parte da Operação Tempestade no Deserto

A Guerra do Golfo (2 de agosto de 1990 – 28 de fevereiro de 1991) foi uma guerra travada pelas forças da coalizão de 35 nações lideradas pelos Estados Unidos contra o Iraque em resposta à invasão e anexação do Kuwait decorrente de disputas de preços e produção de petróleo.

A Operação Desert Shield (2 de agosto de 1990 – 17 de janeiro de 1991) levou ao aumento de tropas e defesa da Arábia Saudita e a Operação Desert Storm (17 de janeiro de 1991 – 28 de fevereiro de 1991) foi sua fase de combate.

Em 2 de agosto de 1990, o Exército Iraquiano invadiu e ocupou o Kuwait, ação que foi recebida com condenação internacional e trouxe sanções econômicas imediatas contra o Iraque por membros do Conselho de Segurança da ONU.

A primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher , e o presidente dos EUA, George H. W. Bush, enviaram forças para a Arábia Saudita e instaram outros países a enviarem suas próprias forças ao local.

Uma série de nações se juntou à coalizão, formando a maior aliança militar desde a Segunda Guerra Mundial. A maioria das forças militares da coalizão era dos Estados Unidos, com a Arábia Saudita, o Reino Unido e o Egito como principais contribuintes, nessa ordem. O Kuwait e a Arábia Saudita pagaram cerca de US$ 32 bilhões do custo de US$ 60 bilhões da guerra.

A guerra marcou a introdução de transmissões de notícias ao vivo das linhas de frente da batalha, principalmente pela rede norte-americana CNN. A guerra também ganhou o apelido de Guerra dos videogames, após a transmissão diária de imagens de câmeras a bordo de aeronaves de ataque dos EUA durante a Operação Tempestade no Deserto.

O conflito inicial para expulsar as tropas iraquianas do Kuwait começou com um bombardeio aéreo e naval em 17 de janeiro de 1991, continuando por cinco semanas.

Isso foi seguido por um ataque terrestre em 24 de fevereiro. Esta foi uma vitória decisiva para as forças da coalizão, que libertaram o Kuwait e avançaram em território iraquiano.

A coalizão parou seu avanço e declarou um cessar-fogo 100 horas após o início da campanha terrestre. O combate aéreo e terrestre foi confinado ao Iraque, Kuwait e áreas na fronteira com a Arábia Saudita. O Iraque lançou mísseis Scud contra Israel e alvos da coalizão na Arábia Saudita.

Um A-4KU Skyhawk II da Força Aérea do Kuwait durante o conflito
Um MiG-29 iraquiano destruído no solo pelas forças da Coalizão durante a Operação Desert Storm
F/A-18 avariado pela artilharia antiaérea da Guerra do Golfo
Os jatos da Royal Air Force cumpriram muitas missões na Desert Storm
Caças F-15E Strike Eagle da USAF
Tanques M-1 Abrams
F-14 Tomcat
Veículos iraquianos destruídos pela aviação da coalizão

Artilharia antiaérea iraquiana vista pela TV
Caças F-15 Eagle
Blindado iraquiano destruído e poços de petróleo em chamas

F-117 Nighthawk
General Norman Schwarzkopf, comandante da Desert Storm
Helicópteros AH-64 Apache no deserto
Tornado e Specat Jaguar da RAF
F-15 Eagle da USAF e F-5E saudita

 

wpDiscuz