França faz à Índia grande proposta industrial de aviação militar
Durante a visita do conselheiro diplomático do presidente Macron, Emmanuel Bonne, durante a primeira semana de janeiro, a França fez algumas propostas importantes da indústria ao governo indiano.
O mais significativo é que a França propõe uma mudança completa da linha de montagem de helicópteros médios Airbus AS565MBe Panther, juntamente com uma linha de montagem de 70% do Dassault Rafale para a Índia com transferência total de tecnologia.
Com a busca pela Bharatiya Nau Sena (Marinha Indiana) por 57 caças multifuncionais para operar em seus futuros porta-aviões, a França está ansiosa para obter este contrato.
Em fevereiro de 2018, a Marinha da Índia abriu discussões com a Boeing Defense e a Dassault Aviation para fornecimentos das aeronaves. Parece que a competição está progredindo como um confronto direto entre o F/A-18 Block III Super Hornet da Boeing e uma versão modificada do Rafale M F3R da Dassault.
Ao lado das linhas de montagem do Airbus Panther e Rafale, a França está oferecendo à Índia ajuda no desenvolvimento do motor para o avião bimotor Light Combat Aircraft (LCA) e o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) com a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO).
Com a França avançando com possíveis contratos de compensação, os EUA podem dar os próximos passos na tentativa de obter o contrato.
FONTE: Scramble Magazine