Dia 11 de janeiro marca o 10º aniversário do voo inaugural do caça stealth J-20 da China, que viu a aeronave pousar com sucesso em uma base de teste no sudoeste da China após um voo de 18 minutos.

Desde então, o caça a jato de quinta geração, para o qual a China detém os direitos de propriedade intelectual, passou por vários testes em vários protótipos.

O J-20 apareceu em público pela primeira vez em novembro de 2016, quando dois jatos voaram em formação durante a Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China em Zhuhai, também conhecida como Zhuhai Airshow.

Em 9 de fevereiro de 2018, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) oficialmente comissionou o J-20 para o serviço militar.

Os analistas disseram na época que, em comparação com outros caças de quinta geração, o J-20 tinha vantagens claras em pesquisa, desenvolvimento e testes.

O caça participou de treinamento de guerra aérea com os caças J-16, J-10C e outros, aumentando a capacidade geral de combate da força aérea, de acordo com a PLAAF.

Em maio daquele ano, o J-20 participou de seu primeiro treinamento de combate sobre o oceano.

Meio ano depois, a aeronave apareceu novamente no Zhuhai Airshow, voando em formação de quatro aviões pela primeira vez em público.

De acordo com várias fontes, o caça stealth de quinta geração foi primeiro equipado com motores russos AL-31, mas os últimos sinais mostram que isso está mudando.

Em um vídeo recente divulgado pela PLAAF para seu programa de recrutamento de pilotos, um J-20 foi identificado com o motor WS-10C desenvolvido internamente na China.

Imagens geradas por computador de uma variante do J-20 de dois lugares também foram vistas em um vídeo divulgado pelo desenvolvedor da aeronave, Aviation Industry Corporation of China.

De acordo com o Global Times, foi a primeira vez que uma fonte promocional oficial apresentou tal variante.

Analistas militares disseram que os novos sinais mostram que o J-20 está caminhando para um nível mais alto, permitindo tarefas mais complexas. Os motores domésticos permitirão a produção em massa do caça a jato, sem o limite de motores importados, disseram.

 

FONTE: CGTN

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