Índia vai comprar 56 aviões C-295 por US$ 2,5 bilhões
A Airbus Defense and Space e a Tata Advanced Systems Limited (TASL) executarão em conjunto o projeto para equipar a Força Aérea Indiana com 56 aeronaves de transporte C-295 sob a iniciativa Make-in-India no setor aeroespacial
A Índia assinará um contrato de US$ 2,5 bilhões neste ano para o fornecimento de 56 aeronaves de transporte médio para a Força Aérea Indiana para substituir sua frota de aviões Avro 748 antigos, disseram autoridades familiarizadas com o desenvolvimento no dia 5 de janeiro.
A Airbus Defense and Space e a Tata Advanced Systems Limited (TASL) executarão em conjunto o projeto para equipar a Força Aérea com 56 aeronaves de transporte C-295 sob a iniciativa Make-in-India no setor aeroespacial.
Segundo o contrato, a Airbus fornecerá as primeiras 16 aeronaves em condições de voo, enquanto as 40 restantes serão montadas na Índia pela TASL, disseram os funcionários.
A aquisição de 56 C-295 da Airbus com participação de uma agência de produção indiana para a fabricação de 40 aeronaves (de um total de 56) na Índia está em fase de aprovação financeira e o contrato deverá ser assinado em um futuro próximo, o ministério da defesa disse em sua revisão de fim de ano.
“O caso é o primeiro do tipo, que prevê a participação de empresas privadas e se revelaria um impulso para a nossa indústria de defesa”, disse o ministério.
Enquanto os C-295s devem substituir os aviões de transporte Avro 748, a nova aeronave também será adequada para as funções exigentes que o AN-32 desempenha atualmente, conforme relatado anteriormente pelo Hindustan Times.
O Avro 748 entrou em serviço no início dos anos 1960 e deveria ser substituído há muito tempo, disse o vice-marechal Manmohan Bahadur (retd), diretor geral adicional do Centro de Estudos de Poder Aéreo.
“O projeto de substituição do C-295 está em trabalho nos últimos oito anos e gerou um novo termo – o modelo Avro – no campo de aquisição devido ao caminho exclusivo adotado. Na verdade, há uma fadiga de aquisição que se instalou, um estado que precisa ser superado com a introdução da aeronave, o que é extremamente exigido pela IAF. O C-295 também seria o substituto natural do AN-32, que também será descontinuado em breve”, disse Bahadur.
Os primeiros 16 aviões serão fornecidos em dois anos, e as entregas dos 40 montados localmente se estenderão por mais oito anos. A aeronave pode operar em pistas de pouso curtas e despreparadas e realizar uma variedade de missões em todas as condições meteorológicas.
O contrato para a compra de 83 aeronaves LCA Mk 1A para a IAF da Hindustan Aeronautics Limited (HAL) também deve ser assinado logo após a aprovação pelo Comitê de Gabinete de Segurança, disse o ministério. Em março passado, o Ministério da Defesa deu luz verde para a compra de 83 jatos avançados Tejas da HAL. O negócio deve valer Rs 38.000 crore (US$ 5,6 bilhões).
O negócio para os 83 jatos Mk-1A elevará o número total de variantes do Tejas encomendadas para 123 unidades.
As 40 LCAs já encomendadas pela IAF estão nas configurações de capacidade operacional inicial (IOC) e nas configurações de capacidade operacional final mais avançada (FOC). O LCA Mk-1A virá com melhorias adicionais em relação à aeronave FOC, tornando-o a variante Tejas mais avançada até agora.
Espera-se que a variante Mk-1A venha com receptores de alerta de radar digital, pods de jammer de autoproteção externa, radar de varredura eletrônica ativa, mísseis avançados além do alcance visual e facilidade de manutenção significativamente melhorada.
A Índia também deve assinar um acordo com Israel para sistemas adicionais de armas Harop (P-IV) de “loitering” no primeiro trimestre de 2021, disse a revisão de fim de ano.
O Harop foi projetado para localizar e atacar alvos de alto valor com precisão. A arma (também conhecida como drone suicida) rastreia o alvo, mergulha nele e detona a ogiva com o impacto, de acordo com seu criador, a Israel Aerospace Industries.
FONTE: Hindustan Times