Como parte do orçamento do ano fiscal (AF) de 2021, o gabinete do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga em 21 de dezembro aprovou planos para avançar com o co-desenvolvimento de um Novo Míssil Ar-Ar Conjunto (JNAAM) com o Reino Unido.

Especificamente, o Ministério da Defesa do Japão (MoD) garantiu JPY 1,0 bilhão (US$ 9,7 milhões) para financiar os custos de desenvolvimento relacionados à produção experimental de um protótipo do JNAAM, um funcionário do MoD confirmou durante uma coletiva de imprensa em 21 de dezembro.

O programa conjunto fez a transição para um estágio de protótipo no ano fiscal de 2018 e deverá terminar a produção experimental do protótipo durante o ano fiscal de 2022, de acordo com documentos do MoD. Em seguida, os dois países avaliarão o desempenho do míssil e então decidirão se colocarão a arma em produção em massa.

O gabinete do primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga aprovou em 21 de dezembro o financiamento para o co-desenvolvimento de um novo míssil ar-ar conjunto (JNAAM) com o Reino Unido.

O atual projeto de pesquisa conjunto Japão-Reino Unido, iniciado pelas duas nações em 2014, está programado para ser concluído no final do ano fiscal de 2023, que é março de 2024 no Japão.

Segundo o Jane’s, as tecnologias de mísseis do Reino Unido incluídas no programa se relacionam ao míssil ar-ar Meteor, o Beyond Visual Range Air to Air Missile (BVRAAM) da MBDA.

No lado japonês, o MoD está procurando integrar tecnologias avançadas de busca por radiofrequência (RF) desenvolvidas pela Mitsubishi Electric Corporation para o míssil AAM4B, com o objetivo de aumentar a precisão e o desempenho do BVRAAM e apoiar o desenvolvimento do JNAAM.

Um porta-voz da Mitsubishi Electric Corporation em Tóquio não quis comentar com o  Jane’s sobre os detalhes do programa, observando que “é normal que a empresa não se refira a nenhum projeto de defesa nacional”.

FONTE: Jane’s

wpDiscuz