Suíça passa a ter dois caças prontos para a ação em 15 minutos
A Força Aérea Suíça relata que as duas aeronaves armadas são usadas principalmente para ‘missões quentes’ e ‘missões reais’
A partir de hoje (30/12), a polícia aérea suíça estará de prontidão 24 horas. Agora, dois caças armados estarão em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para acionamento em no máximo 15 minutos, segundo informe do Exército.
Isso significa que o projeto Air Police Service 24 (LP24) foi implementado com sucesso e dentro do prazo.
Em 2015, a Força Aérea operou apenas no horário comercial. O LP24 deu o primeiro passo em 2016: por 50 semanas, duas aeronaves estiveram disponíveis nos dias de semana das 8h às 18h. Em 2017, essa presença foi ampliada para 365 dias.
Desde o início de 2019, os jatos estão em modo de alerta das 6h às 22h e até o final de 2020 serão expandidos para 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Operações de luz azul e verificações pontuais
Os dois aviões armados seriam usados principalmente para “missões quentes” e “live missions”, disse o comunicado. As primeiras são “missões de luz azul” desencadeadas por aeronaves que violam gravemente a soberania aérea suíça ou os regulamentos de tráfego aéreo.
As “Live Missions”, por outro lado, são verificações aleatórias de aeronaves estrangeiras que só podem voar sobre a Suíça com autorização diplomática. Em 2020, graças ao LP24, 15 dessas “missões quentes” e 290 “live missions” foram realizadas até o momento.
O local principal do serviço permanente de polícia aérea, que futuramente será denominado “Alerta de Reação Rápida (QRA)”, é o campo de aviação militar de Payerne/VD.
A prontidão da frota é aumentada
O pessoal técnico – como os mecânicos de aeronaves – está disponível 24 horas por dia devido aos novos horários de plantão, trabalhos adicionais de manutenção podem ser realizados na frota F/A-18 fora do horário normal de operação, escreve o exército. Graças a essa sinergia, a prontidão da frota está sendo continuamente aumentada, o que por sua vez beneficia o treinamento e a prontidão operacional da Força Aérea.
FONTE: www.tagesanzeiger.ch
NOTA DO EDITOR: Segundo um amigo que mora na Suíça, aumentaram a verba e assim acabou a situação vergonhosa de só ter um caça F/A-18 em prontidão de segunda a sexta em horário comercial, com pausa para o almoço!!!
Segundo ele, foi uma jogada esperta dos militares, colocar o país no ridículo na mídia internacional. Só assim os políticos liberaram mais verbas.