Saab Gripen E ganha mais um local de testes em Malmen
O programa de teste conjunto para o Gripen E da Suécia deu mais um passo importante para a entrega, já que o número de locais de teste agora se expandiu para incluir também a base aérea da Força Aérea Sueca em Malmen para continuar os testes junto com o cliente sueco
O programa de teste conjunto para verificação e validação do caça Gripen E é uma colaboração entre a Saab, as Forças Armadas Suecas e a FMV, onde as organizações testaram e verificaram a aeronave e suas funções desde o início do desenvolvimento da aeronave, desde sistemas básicos até capacidade tática. O objetivo é garantir que a aeronave e suas capacidades táticas sejam desenvolvidas de acordo com a demanda.
“Realizar testes conjuntos como estamos fazendo agora com o Gripen E, do qual todas as partes participam desde o início, resulta em maior sofisticação e eficiência nas operações. Para a Força Aérea, isso também significa que podemos aprender o sistema mais cedo, o que nos levará a uma implementação mais rápida e eficaz do Gripen E na Força Aérea”, disse Henrik Lahti, Chefe de Teste e Avaliação Operacional do Gripen da Força Aérea Sueca.
Agora, mais um passo importante foi dado no programa de testes conjuntos e em direção à entrega, à medida que o número de locais de teste foi ampliado para incluir também a base aérea de Malmen (outros locais de teste são Saab em Linköping e Gripen Flight Test Center no Brasil).
Em novembro, uma aeronave Gripen E (designada 6004) voou da Saab para Malmen para ficar estacionada na base aérea e continuar os testes de lá. Como resultado, o pessoal da FMV e das Forças Armadas da Suécia aumentarão ainda mais sua participação no programa de testes.
“Ter o 6004 estacionado em Malmen significa ter mais um local de testes e com isso mais recursos para fazer cada vez mais testes de voo e de equipamentos necessários para operar uma aeronave, o que vai acelerar o desenvolvimento. Além disso, isso permite que as três partes compartilhem conhecimentos e experiências de uma forma mais eficaz”, afirma Ken Lindberg, Consultor Sênior do Gripen da FMV.
As operações de teste em Malmen continuarão a ser lideradas pela Saab, assim como nas outras duas unidades, mas com um envolvimento mais profundo do cliente.
“Este é um marco muito importante para a Saab e para o desenvolvimento do Gripen E. Desde o primeiro dia, as operações com 6004 em Malmen estão em pleno andamento. Os testes em que nos concentramos a partir daqui são com sistemas táticos e sensores, como IRST, Electronic Warfare e radar ”, afirma Thomas Gustafsson, Chefe Técnico de Teste de Voo, Área de negócios Aeronáutica da Saab.
Testes de voo conjuntos também estão sendo realizados no Brasil em conjunto com o cliente brasileiro. A primeira aeronave (designada 6001) chegou a Gavião Peixoto, Brasil, em setembro deste ano e será usada para a verificação das funcionalidades únicas da aeronave brasileira, como seu sistema de comunicação e integração de armas.
DIVULGAÇÃO: Saab