Em 28 de dezembro, a Real Força Aérea Australiana anunciou que sua frota F-35A Lightning II foi declarada “pronta para o combate”.

“Nossa frota F-35A Lightning II agora pode ser implantada em operações, com a capacidade operacional inicial (IOC) sendo oficialmente alcançada hoje”, disse a Real Força Aérea Australiana em um post no Twitter na segunda-feira.

A Ministra da Defesa, Senadora, Hon Linda Reynolds CSC, disse que os F-35s são os caças stealth mais avançados e multifuncionais do mundo.

“A quinta geração do F-35A, junto com o F/A-18F Super Hornet e EA-18G Growler, é a chave para nossa capacidade de combate aéreo e crítica para atingir os objetivos definidos na Atualização Estratégica de Defesa 2020 para Moldar, Deter e Responder”, disse o Ministro Reynolds.

“Nos últimos dois anos, a Defesa testou rigorosamente a frota de F-35A para avaliar o desempenho da aeronave e do sistema e declarou este marco importante.

“Gostaria de agradecer a todos que trabalharam tanto para nos levar a este ponto; ter realizado todos os testes necessários e entrega de material é notável.

“A Força de Defesa Australiana tem agora um esquadrão de F-35A pronto para realizar ataques tecnologicamente avançados e funções de combate aéreo, e outro esquadrão dedicado a fornecer treinamento de classe mundial aqui na Austrália.

“Embora 2020 tenha apresentado desafios significativos para todos nós e as restrições de viagens tornassem difícil transportar nossas aeronaves para a Austrália, os enormes esforços da Defesa, da indústria e de nossos parceiros nos Estados Unidos tornaram possível a conquista de hoje.”

A ministra da Indústria de Defesa, Melissa Price, disse que a cooperação com a indústria preparou a Defesa para o sucesso de longo prazo.

“Nossa indústria de defesa desempenhou um papel crítico na conquista do marco de hoje, que continua a história de sucesso do envolvimento da Austrália no programa global F-35”, disse o Ministro Price.

“No mês passado, anunciamos que mais de 50 empresas australianas compartilharam US$ 2,7 bilhões em contratos, demonstrando o compromisso do governo de Morrison em apoiar a indústria australiana e apoiar os empregos australianos.

“A Austrália continuará a trabalhar com o Escritório do Programa Conjunto F-35 dos Estados Unidos e nossos parceiros da indústria, à medida que mais aeronaves são entregues até 2023 e uma capacidade madura é alcançada.”

wpDiscuz