Gripen C/D: Saab recebe pedido para definição de opções futuras para os caças da Suécia
A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para definir o que é necessário para atender aos requisitos da Suécia para a operação contínua e eficaz e a disponibilidade do Gripen C/D até 2035. O valor do pedido é 185 MSEK
O trabalho será realizado durante o período de dezembro de 2020 a dezembro de 2021.
“O Gripen C/D é a espinha dorsal da Força Aérea Sueca e será por muitos anos. O resultado do trabalho será que o cliente terá a capacidade de tomar diferentes rumos dependendo de suas necessidades futuras. A experiência da Saab no desenvolvimento de tecnologia de caça avançada dá à Suécia os meios para decidir como o Gripen C/D permanecerá um caça de linha de frente formidável nos anos 2030”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronáutica.
O Gripen está em serviço com várias forças aéreas, incluindo Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia. A Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido Empire (ETPS) está operando o Gripen como sua plataforma para o treinamento de pilotos de teste. A Suécia e o Brasil também encomendaram, respectivamente, 60 e 36 novos caças Gripen E.
DIVULGAÇÃO: Saab