Derivados da aeronave de transporte Il-76MD-90A, os novos aviões-tanque serão movidos por quatro motores PS-90A-76 de nova geração e apresentarão novos sistemas de voo e navegação, incluindo “cabine de vidro” (Foto UAC)

A planta de Ulyanovsk Aviastar-SP, que faz parte da divisão de transporte de aviação da PJSC UAC da Rostec State Corporation, vai passar a cumprir um contrato de produção e fornecimento de 10 aviões-tanque Il-78M-90A para as necessidades do Ministério da Defesa Russo.

O contrato foi assinado durante a viagem de trabalho do vice-ministro da Defesa, Alexei Krivoruchko, à empresa. Por parte da UAC, o documento foi assinado por Sergei Yarkovoy, Primeiro Subdiretor Geral da PJSC UAC, Diretor Gerente da PJSC Il.

O novo avião-tanque é baseado na aeronave de transporte militar Il-76MD-90A. A aeronave aprimorada está equipada com quatro motores PS-90A-76 de nova geração. O posto de abastecimento e o complexo de voo e navegação foi totalmente remodelado, bem como foi implementado um “cockpit de vidro”, que permite reduzir a carga de trabalho da tripulação e melhorar a segurança do voo.

O Il-78M-90A permitirá o reabastecimento simultâneo de duas aeronaves da linha de frente. E a partir da cauda, ​​é possível reabastecer aeronaves de longo alcance e especiais. Ao usar o IL-78M-90A em solo, é possível reabastecer quatro aeronaves simultaneamente. O navio-tanque Il-78M-90A pode ser convertido e, se necessário, usado como avião de carga.

FONTE: United Aircraft Corp.

wpDiscuz