O teste de retorno ao voo do AttritableONE bem-sucedido permite o voo em formação com caças de quinta geração

WRIGHT-PATTERSON AIR FORCE BASE, Ohio — O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, junto com o parceiro Kratos Defense & Security Solutions, Inc., completou com sucesso o quinto teste de voo do demonstrador de veículo aéreo não tripulado de baixo custo Valkyrie XQ-58A em 9 de dezembro de 2020, em Yuma Proving Ground, Arizona.

Durante o evento de teste, um F-22 Raptor e um F-35 Lightning, os dois caças de quinta geração da USAF, formaram-se nas alas do menor Valkyrie enquanto ele continuava a voar autonomamente em formação. Este é um marco importante nos esforços do serviço para fornecer multiplicadores de força de baixo custo em ambientes operacionais relevantes.

“Os experimentos de hoje representam o que pode ser realizado com a colaboração da indústria, do Centro de Testes da Força Aérea, da comunidade de aquisição e do AFRL”, disse o Brig. Gen. Heather Pringle, comandante do AFRL. “Este foi apenas o primeiro passo para demonstrar o potencial dos efeitos multiplicadores de força de aeronaves atritáveis ​​em um ambiente tripulado/não tripulado.”

O Valkyrie atingiu 80% dos objetivos gerais do teste de voo com 100% dos objetivos de voo da formação sendo cumpridos antes de pousar com segurança no deserto do Arizona, de acordo com o gerente do programa AFRL XQ-58A, Michael Wipperman.

“Como líder de produto ABMS attritableONE e gerente do programa XQ-58 Valkyrie AFRL, estou orgulhoso da parceria com o AFLCMC, o Centro de Testes da Força Aérea e nossos parceiros de aquisição da Força Aérea e da indústria, e a capacidade da equipe de ir do conceito à demonstração em seis meses”, disse Wipperman. “Este foi o quinto lançamento bem-sucedido do Valkyrie, mas a primeira vez que a plataforma integrou uma nova carga útil de capacidade de combate e voou em formação com um F-22 e F-35.”

Wipperman acrescentou: “A modularidade do XQ-58A e a capacidade de transportar cargas úteis robustas permitiram a integração rápida da capacidade em um veículo de experimentação atritável. Estamos entusiasmados com a integração perfeita e demonstração deste voo. Estamos ansiosos para o aprimoramento contínuo da capacidade em demonstrações futuras.”

Desenvolvido pela Kratos Defense & Security Solutions e AFRL como parte do portfólio de Tecnologia de Aeronave Atritável de Baixo Custo, o XQ-58A foi projetado para ser um veículo aéreo não tripulado reutilizável e independente de pista, capaz de uma ampla gama de missões operacionais.

O XQ-58A foi desenvolvido por meio de aquisição de baixo custo e foi projetado para ser significativamente mais barato de operar do que os veículos tradicionais pilotados ou não-pilotados, embora seja capaz de realizar as mesmas missões críticas.

Levando apenas dois anos e meio desde a adjudicação do contrato até o primeiro voo, é o primeiro exemplo de uma classe de veículos aéreos não tripulados desenvolvida por meio desse processo de economia de tempo, que visa quebrar a trajetória de custos crescentes de aeronaves taticamente relevantes.

Lançamento do XQ-58A Valkerie do Yuma Proving Grounds, no dia 9 de dezembro de 2020. Foi o quinto lançamento do Valkerie. Foto: U.S. Air Force

Sobre o AFRL

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) é o principal centro de pesquisa e desenvolvimento científico do Departamento da Força Aérea dos EUA. O AFRL desempenha um papel integral na liderança da descoberta, desenvolvimento e integração de tecnologias de combate a preços acessíveis para a USAF, espaço e ciberespaço. Com uma força de trabalho de mais de 11.000 em nove áreas de tecnologia e 40 outras operações em todo o mundo, o AFRL oferece um portfólio diversificado de ciência e tecnologia que varia de pesquisa fundamental a avançada e desenvolvimento de tecnologia. Para obter mais informações, visite: www.afresearchlab.com.

FONTE: USAF

wpDiscuz