Hackers vazam dados da Embraer
A empresa brasileira Embraer, considerada hoje a terceira maior fabricante de aviões depois da Boeing e da Airbus, foi vítima de um ataque de ransomware no mês passado.
Hoje, os hackers envolvidos na intrusão vazaram alguns dos arquivos privados da empresa como vingança depois que o fabricante de aviões se recusou a negociar e, em vez disso, escolheu restaurar os sistemas de backups sem pagar o resgate exigido.
Os arquivos da Embraer eram compartilhados em um site hospedado na dark web, administrado pela gangue de ransomware RansomExx (também conhecido como Defray777).
Os dados carregados neste site incluíram amostras de dados de funcionários, contratos comerciais, fotos de simulações de voo e código-fonte, entre outros, de acordo com amostras analisadas pela ZDNet.
O vazamento de hoje confirma que os hackers conseguiram roubar dados dos servidores da empresa. A Embraer divulgou um comunicado à imprensa na semana passada, admitindo uma violação de segurança, mas não confirmou que o incidente não envolveu ransomware nem roubo de dados.
A fabricante do avião disse que os atacantes tiveram “acesso a apenas um ambiente” e que o incidente causou apenas um impacto temporário em “algumas de suas operações”.
Um porta-voz da Embraer não retornou um pedido de comentário enviado pela ZDNet hoje, após o vazamento.
FONTE: ZDNet