Indonésia perto de adquirir 36 Rafales
PARIS — As negociações com a Indonésia para a compra de 36 caças Dassault Rafale estão “muito bem avançadas … mas o contrato ainda não foi totalmente finalizado”, disse a ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, em entrevista à televisão em 3 de dezembro.
“Se este pedido se concretizar, será uma boa notícia para as 500 empresas francesas que trabalham no programa Rafale. Está muito avançado”, disse ela à BFM TV, confirmando uma reportagem anterior postada no site do jornal financeiro La Tribune.
A Indonésia está buscando um novo caça há algum tempo e já havia sido relatado que tinha assinado acordos para os Su-35S russos e F-16V americanos, mas nenhum dos dois foi finalizado. O Ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, em outubro passou mais de duas semanas encontrando fornecedores em potencial nos EUA, Áustria, França e Turquia, informou o Nikkei Asian Review em 12 de novembro.
Subianto se reuniu com Parly em 21 de outubro e novamente confirmou seu grande interesse no Rafale, relatou o La Tribune em 3 de dezembro, acrescentando que suas fontes disseram que “os indonésios querem agir muito rapidamente e gostariam até de um acordo antes do final do ano, enquanto os negociadores franceses querem demorar um pouco mais para concluir um acordo meticuloso.” Parly e Subianto falaram novamente por telefone no dia 26 de novembro, de acordo com sua agenda oficial.
Os dois ministros já haviam realizado no início do ano (13 de janeiro) um encontro descrito na época como “frutífero”, informou o La Tribune, durante o qual Subianto manifestou interesse por 48 Rafales, até quatro submarinos Scorpène e duas corvetas Gowind. A Indonésia posteriormente reduziu seus planos e está considerando a compra de cinco submarinos na parte naval.