Empresa canadense negocia compra de 29 caças F-16 de Israel
Os caças israelenses F-16 são da variante A/B e foram introduzidos na Força Aérea de Israel na década de 1980, o último dos quais foi retirado do serviço ativo em 2016 e mantido na reserva
A empresa canadense de defesa Top Aces está em negociações com o governo israelense para adquirir 29 de seus F-16s aposentados por cerca de US$ 100 milhões, indicam os relatórios.
Os F-16 israelenses são a variante A/B e foram incluídos na Força Aérea de Israel na década de 1980, o último dos quais foi retirado do serviço ativo em 2016 e mantido na reserva.
Essas aeronaves são provadas em combate e foram usadas em várias operações, incluindo a ‘Operação Opera’ (um ataque aéreo israelense em 1981 a um reator nuclear iraquiano em construção perto de Bagdá) e ataques contra as forças sírias.
Eles também abateram um Mi-8 sírio com tiros de canhão no ano de 1981, marcando o primeiro kill em combate para um F-16. Depois disso, a aeronave participou da Primeira Guerra do Líbano e abateu 82 jatos MiG-21 e MiG-23.
Com a introdução das variantes C/D posteriores do Falcon, as aeronaves mais antigas foram posteriormente desativadas e agora seriam usadas pela contratada canadense para serviços de treinamento com a Força Aérea dos Estados Unidos.
De acordo com a agência de notícias israelense Globes, a Diretoria de Cooperação em Defesa Internacional do Ministério da Defesa de Israel (SIBAT) está liderando a discussão com a empresa de defesa baseada em Montreal.
O diretor de Marketing e Comunicações da empresa disse a Andre Allard, que escreve para a Wings Over Quebec: “Compramos 29 aeronaves F-16 de um cliente de Venda Militar Estrangeira (FMS). As aeronaves foram ativamente preservadas e estão aptas para o voo. No momento, estamos finalizando a transferência de terceiros com o Departamento de Estado dos EUA e os esperamos em Mesa, Arizona, nossa sede nos EUA no final de 2020.”
Circulavam boatos sobre a aquisição desses caças pela empresa. Recentemente, o governo israelense realizou um leilão de seu equipamento militar, incluindo caças e aviões de carga. Acredita-se que os F-16Cs também façam parte do leilão.
No entanto, os F-16A/Bs estavam ausentes da venda, o que alimentou os rumores de que Jerusalém poderia finalmente ter encontrado um comprador. Vale ressaltar que Israel estava procurando clientes para comprar seus F-16A/B por cerca de 3 anos.
A Top Aces é uma empresa de defesa com sede em Montreal que oferece serviços de treinamento aerotransportado contratados para as Forças Armadas canadenses. A Top Aces opera uma frota de aviões de combate modernizados para fornecer replicação de ameaças ‘Red Air’, treinamento de Joint Terminal Attack Controller (JTAC), prática de lançamento de munições, treinamento de artilharia ar-ar e perfis de reboque de alvos navais para os militares canadenses e alemães.
Ela também fornece treinamento de guerra eletrônica e desenvolvimento de táticas e suporta testes avançados de radar em ambientes nacionais controlados.
Com essa aquisição, a empresa teria uma frota de aproximadamente 75 jatos de combate usados. Ironicamente, a Royal Canadian Air Force tem quase o mesmo número de caças em sua frota – 76 CF-18 Hornets.
FONTE: The EurAsian Times