Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force
A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido sobre a Sérvia durante a Operação Allied Force em 27 de março de 1999 é bem conhecida.
O que é menos conhecido é que outro F-117 foi atingido por um sistema de defesa aérea sérvio durante a mesma campanha, mas detalhes do que aconteceu só recentemente foram disponibilizados.
O site The Drive publicou matéria com informações da última edição do podcast The Afterburn, no qual o tenente-coronel aposentado da USAF Charlie “Tuna” Hainline, ex-piloto de F-117, confirmou o que havia sido, por muitos anos, um boato: que um segundo jato stealth foi atingido pelos sérvios, mas conseguiu retornar à base.
Embora observe que muitos detalhes sobre o incidente na Allied Force permaneçam confidenciais, ele forneceu algumas informações sobre o evento.
A “noite interessante” de Hainline, como ele diz, envolveu uma missão com dois F-117, voando contra alvos quase paralelos, separados por cerca de 16 quilômetros. “Tuna” não fornece a data, mas certamente foi depois que os sérvios abateram o primeiro F-117, de acordo com o relato de Hainline. Fontes não confirmadas haviam afirmado anteriormente que este incidente ocorreu em 30 de abril de 1999.
Na noite em questão, Hainline se lembrou de “muita AAA (artilharia antiaérea) e, às vezes, alguns mísseis sendo disparados”. Esses mísseis terra-ar (SAMs) incluíam exemplares do mesmo SA-3 Goa de fabricação soviética que havia derrubado o “Vega 31”, mas havia outros tipos de mísseis em uso na época, também, de acordo com “Tuna”.
Hainline diz que viu mísseis sendo disparados na área onde seu colega estava voando.
De acordo como relato, após o ataque aos alvos, o outro F-117 que fazia dupla com o avião de “Tuna” demorou a aparecer no rendevouz com o avião tanque.
Quando finalmente aquele F-117 surgiu, estava com as luzes apagadas e parecia seriamente avariado. Talvez estivesse voando monomotor.
Depois de reabastecido, o caça furtivo conseguiu retornar à base em segurança.
Sabe-se que na noite que o “Vega 31” foi abatido, os F-117 não contaram com o apoio de aviões de ataque eletrônico como EA-6B Prowler e EF-111 Raven.
“Tuna” não sabe se na noite do segundo F-117 atingido também faltou o apoio dos aviões de ataque eletrônico.