Cinco nações unem forças para desenvolver a próxima geração de helicópteros multifuncionais médios
França, Alemanha, Grécia, Itália e Reino Unido anunciaram o lançamento de um projeto multinacional de capacidades de helicópteros de última geração em 19 de novembro de 2020
O projeto é dedicado à modernização das frotas de helicópteros existentes e é um dos Projetos de Alta Visibilidade (HVP) da OTAN.
Um número significativo de helicópteros multifuncionais médios atualmente operados pelos Aliados chegarão ao fim de seu ciclo de vida no período de 2035-2040 e além, com a subsequente necessidade de substituições.
O projeto Rotorcraft Next Generation visa desenvolver uma solução para esses requisitos futuros, aproveitando uma ampla gama de avanços recentes em tecnologia, métodos de produção, bem como conceitos operacionais.
Nos próximos anos, especialistas de todas as cinco nações cobrirão um programa exaustivo de trabalho, começando com a definição de uma robusta Declaração de Requisitos e um plano de cooperação multifásico.
Os Ministros da Defesa dos cinco Aliados assinaram uma Carta de Intenções para desenvolver uma capacidade de helicóptero totalmente nova. A assinatura foi adicionada virtualmente das capitais das nações participantes.
“Ao investir os nossos recursos e canalizar as nossas iniciativas de desenvolvimento através de um quadro multinacional, estamos assegurando que os Aliados estão equipados com as melhores capacidades disponíveis, o que ajuda a manter a vantagem tecnológica da OTAN”, sublinhou o Secretário-Geral Adjunto da OTAN Mircea Geoană.
O projeto destaca o compromisso dos Aliados da OTAN em manter uma vantagem tecnológica e buscar a cooperação multinacional sempre que possível.
FONTE: www.nato.int