Airbus e Alemanha enviam oferta do Eurofighter à Suíça
A Airbus e o governo alemão apresentaram sua oferta oficial de venda de aeronaves Eurofighter para a Suíça em 18 de novembro. Preparada em cooperação com outras nações Eurofighter e parceiros industriais Leonardo e BAE Systems, a oferta aborda diretamente o novo programa de aquisição de aeronaves de combate (Neues Kampfflugzeug – NKF), que visa substituir a frota atual de F-5 e F/A-18 por aeronaves mais modernas.
Com mais de 660 aeronaves encomendadas, o Eurofighter é, de longe, a aeronave de combate mais amplamente utilizada em funções de superioridade aérea na Europa. Ao oferecê-lo à Suíça, a Alemanha busca fortalecer a parceria militar existente entre as nações, principalmente no que diz respeito ao treinamento conjunto das duas forças aéreas.
Há poucos dias, a Alemanha assinou seu próprio contrato para 38 Eurofighters da última Tranche 4 e está oferecendo à Suíça a oportunidade de lançar as bases para uma cooperação política, econômica e de segurança ainda mais estreita, adquirindo a mesma configuração.
“Com esta oferta, estamos convidando a Suíça como nosso vizinho e parceiro confiável em política de segurança e questões econômicas para proteger seu espaço aéreo com o Eurofighter e para estreitar a cooperação entre nossas forças aéreas. Para a Alemanha, a Suíça não é apenas um cliente, mas um estratégico aliado com quem gostaríamos de intensificar ainda mais a nossa já estreita cooperação. O Eurofighter é a única plataforma desenvolvida e operada em conjunto por várias nações europeias e, portanto, seria uma solução ideal para a Suíça”, explicou o Embaixador da Alemanha na Suíça, Michael Flügger.
“Com a oferta apresentada hoje, queremos mostrar que o Eurofighter é o melhor pacote geral para a Suíça. É o caça mais moderno fabricado atualmente na Europa e atende a todos os requisitos exigidos pela Suíça. Ao fornecer dados de construção e outras informações importantes, a Suíça terá o controle completo e independente do Eurofighter, garantindo total transparência. Com mais de 200 fornecedores na Confederação, a Airbus já é um parceiro forte para a Suíça e esperamos expandir ainda mais essa cooperação”, acrescentou o CEO da Airbus Defense & Space, Dirk Hoke.