Caça AIDC F-CK-1 Ching-Kuo, conhecido também como IDF, com mísseis de cruzeiro Wan Chien

TAIPEI — Um Indigenous Defense Fighter (IDF) de dois lugares da Primeira Ala de Caça da Força Aérea de Taiwan decolou de Tainan no dia 11 de novembro para realizar um teste de disparo do míssil de cruzeiro Wan Chien, de produção autóctone.

O teste do míssil foi conduzido depois que a Terceira Ala de Caça da Força Aérea, baseada na Base Aérea Ching Chuan Kang de Taichung, realizou um teste semelhante. O teste do dia 11 envolveu um lançamento em grande altitude, e o míssil foi rastreado depois de ser disparado. Uma aeronave acompanhante monitorou todo o processo para garantir o sucesso do teste.

Tanto a primeira como a terceira ala de caça que operam o IDF podem ser armadas com o míssil de cruzeiro doméstico. Assim armadas, as asas são capazes de atacar importantes instalações militares ao longo da costa da China, informou o Liberty Times.

O míssil Wan Chien, que foi projetado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung Shan (NCSIST), foi repetidamente verificado para disparos de combate e atendeu aos requisitos de desempenho operacional da Força Aérea. O míssil tem um alcance máximo de aproximadamente 200 quilômetros e atualmente está sendo produzido em massa. Ele tem a capacidade de atingir aeroportos, bases e áreas de concentração de tropas ao longo da costa sudeste da China.

Oficiais militares revelaram que o codinome durante o desenvolvimento e produção inicial do míssil Wan Chien era “Projeto Machado de Deus”.

O NCSIST está agora continuando a pesquisa em uma versão de longo alcance do míssil. Com um alcance estimado de mais de 400 quilômetros, a versão mais recente ajudará a deter um ataque chinês.

AIDC F-CK-1 Ching-Kuo monoposto com mísseis Wan Chien

FONTE: Taiwan News

NOTA DO EDITOR: A foto abaixo mostra, da esquerda para a direita, os principais sistemas de mísseis em desenvolvimento por Taiwan: TC-2N antiaéreo, lançador antiaéreo Sea Oryx (semelhante ao RAM americano), mísseis ar-ar TC-1 AAM e TC-2 AAM e o míssil de cruzeiro Wan Chien.

wpDiscuz