A Lockheed Martin em 17 de novembro revelou um sensor infravermelho miniaturizado de busca e rastreamento (IRST) com um processador embutido para a série F-16 Block 70/72.

O pod Legion-Embedded System (ES) foi encomendado por um cliente não divulgado do F-16 Block 70/72 e está disponível para entrega a novos operadores a partir de 2023, disse Jim Ni, gerente do programa IRST21 da Lockheed.

As primeiras entregas de F-16 Block 70 recém-construído estão programadas para 2021 para a Força Aérea Real do Bahrein. Taiwan, Eslováquia e Bulgária também têm entregas programadas do F-16 Block 70, enquanto o Marrocos encomendou o F-16 Block 72.

O Legion-ES reempacota o sensor de onda longa desenvolvido para o pod Legion e IRST21. O processador do computador é integrado ao compartimento de equipamento avançado do F-16.

Como resultado, o pod Legion-ES de 300 libras e 77 polegadas de comprimento no lado esquerdo inferior da fuselagem dianteira é significativamente mais leve e menor do que os outros sistemas IRST totalmente montados da Lockheed, disse Ni.

Embora o pod esteja localizado sob a fuselagem, o campo de visão do sensor não está obstruído nos alcances previstos para a detecção IRST de aeronaves hostis, disse Ni.

A Lockheed desenvolveu o pod Legion em tamanho grande para ser integrado à frota de jatos F-16 Block 40/42/50/52 da Força Aérea dos EUA.

O pod Legion é significativamente maior do que o Legion-ES porque foi projetado para transportar outros sistemas, como um relé de comunicação ou outros sensores. O processador para o pod Legion de tamanho normal também está integrado no próprio pod, em vez de dentro do compartimento dianteiro do equipamento.

A Lockheed miniaturizou e consolidou a eletrônica no compartimento de equipamentos avançados do F-16 Block 70/72. O espaço extra criou espaço para abrigar o processador do Legion-ES, disse Ni.

F-16 com o Legion Pod em tamanho normal

FONTE: Aviation Week

wpDiscuz